Topo

Veja a correção comentada das provas de português e matemática da segunda fase da Unicamp 2011

Da Redação

Em São Paulo

16/01/2011 18h57Atualizada em 16/01/2011 22h29

A correção do primeiro dia da segunda fase do vestibular 2011 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), feita professores do Curso e Colégio Objetivo, já está online. Neste domingo (16), foram aplicadas as provas de língua portuguesa e de literaturas da língua portuguesa, além do exame de matemática; confira:

Os exames serão realizados até terça-feira (18). Foram convocados 16.644 candidatos para esta etapa. Nos três dias da segunda fase, a entrada ocorre até as 13h. O local do exame não é necessariamente o mesmo do da primeira fase, é preciso consultá-lo aqui. Os organizadores do processo seletivo aconselham os vestibulandos a chegar ao local de prova às 12h e a sair de casa com antecedência, para evitar trânsito e congestionamento.

Nos Estados em que não há horário de verão, será seguido o horário local e não o de Brasília. A prova tem duração de quatro horas e permanência mínima de 2h30. A Unicamp orienta ainda que os candidatos façam o percurso até o local de prova antes do dia do exame, para conhecerem o caminho.

 

O candidato deverá apresentar o original do documento de identidade indicado no momento da inscrição. É preciso levar caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta ou azul, borracha e uma régua pequena. O vestibulando que não entregou uma foto 3x4 recente e colorida na primeira fase (com nome e número de inscrição anotados no verso), deverá entregá-la no primeiro dia de prova da segunda etapa. 

É proibido o uso de calculadora, celulares e pagers, corretivo líquido, relógio com calculadora, boné ou chapéu, ou quaisquer outros materiais estranhos à prova.

Ansiedade com novo formato

O tempo para fazer a questões e o novo formato do vestibular foram algumas das preocupações dos candidatos que compareceram no primeiro dia da segunda fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) na Unip Vergueiro em São Paulo neste domingo (16).

"Tenho receio [de] que seja um pouco mais complicado, porque a primeira fase não foi tão difícil", diz Gabriela gonçalves Mendes, 19, que presta odontologia. O tempo -- 4 horas para 24 questões dissertativas -- também é sua preocupação. "Acho que é o que vai pegar", disse.

Bruno Sakamoto, 19, também acha que a segunda fase pode ser mais exigente. "Pessoalmente, acho que matemática vai ser mais difícil", disse o estudante que concorre para desenvolvimento de sistemas.

Outras informações podem ser obtidas no manual do candidato ou pelo site do vestibular.