Topo

Candidato erra local de prova e se atrasa para segunda fase do vestibular 2011 da Unicamp

Ana Okada

Em São Paulo

16/01/2011 13h29

Pedro de Toledo, 18, chegou dez minutos depois do fechamento das portas em local de prova de São Paulo. Seu atraso o tirou da disputa por uma vaga em engenharia de produção na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) neste domingo (16).

"A sensação é horrível", declarou o vestibulando. "Acontece essa fatalidade e não tem como prever."

O estudante, que presta vestibular pela primeira vez, confundiu o local de prova. Ele se dirigiu ao mesmo lugar em que realizou as provas da primeira fase -- a organização do vestibular ressalta que os locais de prova podem ser diferentes.

A mãe do rapaz fez a devida consulta, mas não prestou atenção ao endereço. Por isso, os dois se dirigiram ao endereço da primeira fase que foi realizada em outra unidade da Unip (Universidade Paulista). Pedro só descobriu que havia se enganado ao verificar a sala em que realizaria o exame.

Segunda fase

A segunda fase do processo seletivo 2011 da Unicamp começa neste domingo (16) e vai até terça-feira (18). Foram convocados 16.644 candidatos para esta etapa. O UOL Vestibular terá a resolução comentada da prova, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo.

Nos três dias da segunda fase, a entrada nos locais de prova ocorre até as 13h. O local do exame não é necessariamente o mesmo do da primeira fase, é preciso consultá-lo aqui. Os organizadores do processo seletivo aconselham os vestibulandos a chegar ao local de prova às 12h e a sair de casa com antecedência, para evitar trânsito e congestionamento.

Nos Estados em que não há horário de verão, será seguido o horário local e não o de Brasília. A prova tem duração de quatro horas e permanência mínima de 2h30. A Unicamp orienta ainda que os candidatos façam o percurso até o local de prova antes do dia do exame, para conhecerem o caminho.