Topo

Calouros da UFPR comemoram aprovação com tradicional banho de lama

Edson Melo

Especial para o UOL Vestibular

14/01/2011 17h25Atualizada em 14/01/2011 18h09

Imediatamente após a divulgação da primeira chamada da UFPR (Universidade Federal do Paraná), ocorrida nesta sexta-feira (14), os calouros foram contemplados com o já tradicional banho de lama dos aprovados, organizado pelos veteranos.


Segundo o reitor Zaki Akel Sobrinho, o trote seria tranquilo: a comemoração não teve bebidas alcoólicas e seguranças acompanharam todos os passos dos calouros. Ambulância, chuveiro e banheiro químico também estavam disponíveis para os estudantes. "Abominamos a palavra trote", disse. A festa ocorreu em frente ao Setor de Ciências Agrárias, na Rua dos Funcionários, 1.540, em Curitiba (PR), no campus da UFPR.

Calouros e pais aprovaram
Cada curso de graduação tinha uma barraca na festa. Os jovens entravam na barraca do curso para o qual tinham prestado vestibular e, caso vissem seu nome na lista, já levavam um banho de ovos e farinha. Depois, era a vez do banho de lama. Manoela Medeiros, 17, aprovada em agronomia, no começo achou nojento, mas acabou gostando da festa. "Meu sonho era passar na federal, fiz tudo por isso, e consegui dar esse presente para minha mãe, meu pai e meu avô", disse.

A mãe de Manoela, Suzana Medeiros, acompanhou a filha porque estava preocupada em saber como seria o trote e aprovou o evento. "Deu para perceber que tinha uma euforia verdadeira no campus, a festa estava espontânea e bonita", disse. Suzana, que é engenheira civil, também estudou na UFPR.

Márcia Zelak Agottani, que também é engenheira civil formada pela UFPR, achou a festa "fantástica": "Me senti em paz em soltar o meu filho na multidão", disse. O filho, Diogo Agottani, 17, foi aprovado no curso de direito.

Andréa Hofmann Brasil fez questão de trazer a filha Alessandra para o trote: "O ano todo foi uma luta de muito sacrifício, acho tudo isso muito legal" disse, apesar de também ter ficado suja de lama. "É uma comemoração que tem que ser feita, que vai ser uma recordação para a vida inteira", salientou.

Vestibular
Ao todo, a UFPR aprovou 5.236 estudantes. Destes, 298 entraram pelo sistema de cotas raciais - o que representa o preenchimento de menos de 40% da reserva de vaga. De acordo com a instituição, faltaram candidatos inscritos pela modalidade e padrão mínimo de notas para que mais vagas fossem preenchidas. Além do ingresso pelo vestibular, a UFPR também oferecerá 524 vagas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação).