Topo

Candidatos sentem "obrigação" de ir bem nas provas específicas da Fuvest 2011

Suellen Smosinski

Em São Paulo

11/01/2011 14h45

A expectativa dos candidatos neste último dia de provas da segunda fase da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, fica dividida: ao mesmo tempo que esperam ir melhor nos exames, pois dominam mais o assunto, a cobrança também é maior.

Juliana Pagliarelli, 18, que tenta uma vaga em ciências sociais, demonstra confiança. "Acho que hoje vai ser mais fácil, faço prova de história e geografia que são as matérias que eu mais gosto e sei melhor", conta a estudante.

Já Juliana Imamura , 18, não esconde a ansiedade: "Hoje estou mais nervosa do que nos outros dias, por que são as matérias que tenho que ir melhor, pois entendo um pouco mais". Ela presta para relações internacionais e faz prova específica de história e geografia.

Alguns candidatos ouvidos pelo UOL Vestibular reclamaram da falta de tempo para realizar os exames aplicados ontem e estão confiantes que pelo menos esse problema não acontecerá hoje. "Espero ir melhor hoje, história e geografia eu domino um pouco mais. Ontem teve muita questão e pouco tempo", afirma César Santos, 17, que quer entrar no curso de direito e está mais preocupado com a prova de matemática.

Para Victor Hugo, 18, que presta para odontologia, a prova deve estar "menos trabalhosa", exigindo mais conhecimento. "Espero que dê tempo de terminar tudo, não quero deixar nada em branco", disse o rapaz.

Laís Hara, 17, espera questões cobrando conhecimentos bem específicos: "A prova de hoje assusta um pouco, mas pelo menos acho que vai dar tempo de fazer tudo. São menos questões e de um assunto que eu domino". A vestibulanda presta para engenharia química.

E tem candidato que não espera nenhuma facilidade, como a estudante Caroline Ribeiro, 19, que tenta uma vaga em história. "Acho que vai ser igual a todas as provas da Fuvest - muito exigente. A primeira fase foi difícil e esses dois dias da segunda fase também", afirma a candidata.