Topo

Nervosismo marca entrada dos candidatos no primeiro dia da segunda fase da Fuvest

Rafael Targino

Em São Paulo

09/01/2011 13h07Atualizada em 09/01/2011 13h56

Primeiro, segundo ou quarto vestibular, não importa: os candidatos que fazem neste domingo (9) a segunda fase do vestibular 2011 da Fuvest têm uma característica em comum -o nervosismo estampado no rosto.

"Estou revisando para dar mais tranquilidade", disse, entre livros e folhas de estudo, a candidata Priscila Amaral, 18, que tenta uma vaga em oceanografia. Apesar do nervosismo, ela acha que hoje, quando os alunos farão provas de português e redação, "vai ser o melhor dia". "Mas", afima, "acredito que a específica não seja tão difícil."

Encostadas em uma parede da Faculdade de Educação da USP, as irmãs Gisele e Juliana Lopes, 17 e 19 anos, esperavam a abertura dos portões para prestarem prova para obstetrícia -mesmo querendo medicina. "Estou fazendo provas [de vestibular] todos os finais de semana, desde novembro", diz. Junto a elas, um pouco menos preocupadas, estavam Marcela Noce, 17, e Luiza Messias, 17, candidatas a uma vaga em enfermagem. "Passei numa particular", conta Marcela. "Não vai ficar com aquela pressão."

Já Victor Marun, 17, que tenta vaga em farmácia, e Nelson dos Santos, 17, candidato em engenharia, temiam a prova de redação. "A do ano passado estava muito difícil", afirma Victor, que, assim como o amigo, fez o vestibular como treineiro. "Se não passar, vou para o cursinho", diz Nelson.

Conteúdo das provas

Serão aplicadas três provas analítico-expositivas. A prova realizada hoje, comum a todos os cursos, terá 10 questões, de igual valor, de interpretação de textos, gramática, literatura e uma redação.

O exame da segunda-feira (10), também comum a todos os cursos, é constituído de 20 perguntas sobre matemática, história, física, geografia, química, biologia, inglês e algumas questões interdisciplinares.

A prova de terça-feira (11) terá 12 questões, de igual valor, de duas ou três disciplinas, dependendo da carreira escolhida pelo vestibulando. Se forem duas disciplinas, serão seis questões em cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões de cada.

O candidato que tiver nota zero em qualquer uma das provas será excluído do processo. Algumas carreiras terão provas de habilidades especificas a partir do dia 12 de janeiro.

A Fuvest não divulga padrão de respostas esperadas para as questões.