Topo

Fuvest 2011: primeiros a sair consideraram prova "tranquila"

Rafael Targino

Em São Paulo

09/01/2011 16h34Atualizada em 09/01/2011 17h18

Os primeiros candidatos que saíram do primeiro dia da segunda fase da Fuvest 2011 consideraram o exame “tranquilo”. Neste domingo (9), foram feitas as provas de redação e língua portuguesa.

"A prova estava tranquila. Nem tão difícil, nem tão fácil”, disse Matheus Favato, 16, que faz o vestibular como treineiro. Ele disse que se saiu “melhor do que esperava” no teste.

Sílvia Covas, 21, estudante de psicologia do Mackenzie e candidata a uma vaga em educomunicação, disse que achou a prova interessante. “Nunca tinha prestado Fuvest. [A prova] Estava bem tranquila.”

Já Ricardo Fukui, 31, que quer uma vaga em matemática aplicada e computacional, deixou uma questão da prova de português em branco. Ele também reclamou do tema da redação -"altruísmo e pensamento a longo prazo no mundo contemporâneo". “Acho meio batido, já que as pessoas falam o tempo inteiro em ser altruístas e não são.”

Nervosismo na entrada

Primeiro, segundo ou quarto vestibular, não importa: os candidatos que fizeram a segunda fase do vestibular 2011 da Fuvest estavam tensos na entrada.

"Estou revisando para dar mais tranquilidade", disse, entre livros e folhas de estudo, a candidata Priscila Amaral, 18, que tenta uma vaga em oceanografia. Apesar do nervosismo, ela acha que hoje, quando os alunos farão provas de português e redação, "vai ser o melhor dia". "Mas", afima, "acredito que a específica não seja tão difícil."

Altruísmo foi tema da redação

Segundo os primeiros candidatos a sair da prova deste domingo (9), o tema de redação da Fuvest 2011 foi um questionamento: "O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm espaço no mundo contemporâneo?". Mais de 38 mil vestibulandos eram esperados para as provas de língua portuguesa (10 questões) e redação. As provas prosseguem até terça-feira (11).

Os estudantes ouvidos pelo UOL Vestibular contaram que havia quatro textos de apoio e uma imagem como subsídio para a elaboração da dissertação.

Ao ser questionada, a assessoria de imprensa da Fuvest, instituição que organiza os vestibulares da USP (Universidade de São Paulo) e da Santa Casa, disse não poder confirmar a informação uma vez que a prova só estará disponível às 18h30.