Topo

"Vou chorar no ônibus quando estiver voltando", diz único atrasado em local de prova da Unesp

Suellen Smosinski

Em São Paulo

20/12/2010 14h52

O candidato Camilo Lélis de Carvalho, 22, foi o único a chegar atrasado a um dos locais de prova da Unesp (Universidade Estadual Paulista) nesta segunda-feira (20). Ele, que estava tentando uma vaga no curso de história, ia prestar vestibular na zona oeste de São Paulo.

Segundo Camilo, a culpa foi do trabalho. Ele disse que saiu atrasado do trabalho e pegou dois ônibus para chegar ao local de prova. “Vou chorar no ônibus quando estiver voltando, pensando nisso [que ia perder a prova]”, disse.

O ponto de ônibus onde Camilo desceu fica em frente à entrada do local de prova. “Quando desci, achei que o portão ainda estava aberto. Quando cheguei, vi que estava fechado”, lamentou. Os portões foram fechados com atraso, às 14h03.

“Este ano, só tinha prestado Unesp, mas fiz o Enem também. Agora vou tentar pelo menos o Mackenzie pelo Prouni: história, psicologia ou filosofia”, afirmou.

Último dia

Termina hoje a aplicação da segunda fase do processo seletivo 2011. Os exames começaram no domingo (19). Foram convocados para esta etapa 31.599 candidatos. O UOL Vestibular terá a resolução comentada da prova, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo, a partir das 17h.

A prova será aplicada das 14h às 18h30. O vestibulando deve chegar ao local de prova com uma hora de antecedência, portando cédula de identidade original, lápis preto número dois, apontador, borracha, caneta esferográfica com tinta azul ou preta e régua transparente. Durante o exame, não será permitida a utilização de equipamentos eletrônicos, bem como protetor auricular, boné, gorro, chapéu e óculos de sol.

A prova de hoje terá 12 perguntas discursivas do núcleo linguagens e códigos (língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte) e uma redação. Ontem, os candidatos responderam 24 questões discursivas, sendo 12 de ciências humanas (história, geografia e filosofia) e 12 de ciências da natureza e matemática (biologia, física, química e matemática).

Segundo a Vunesp, não haverá divulgação do padrão de respostas esperadas. O resultado final está previsto para 3 fevereiro de 2011.

Primeira fase

A primeira fase foi realizada em 14 de novembro e registrou índice de abstenção de 8,9%: 7.121 dos 80.310 inscritos não compareceram ao exame. São oferecidas 6.484 vagas.

 

 

A prova foi composta por 90 questões objetivas, divididas em três áreas: 30 de linguagens e códigos, 30 de ciências da natureza e matemática e 30 de ciências humanas.

Concorrência

Medicina é o curso mais concorrido do vestibular 2011 da Unesp, com 128,9 candidatos por vaga. Em seguida aparecem as seguintes graduações: direito com 50,2 c/v, arquitetura e urbanismo com 40 c/v, engenharia civil com 35,2 c/v e engenharia de produção mecânica com 33,9 c/v.

 

 

A maior procura ocorre nas carreiras de biológicas, com média de 16,5 c/v. Exatas aparece a seguir, com 12,2 c/v e   humanidades têm média de 9,7 c/v.

Outras informações podem ser obtidas no manual do candidato ou pelo site da Vunesp.