Topo

Descanso está longe dos planos de candidatos que fizeram segunda fase da Unesp 2011 hoje

Suellen Smosinski

Em São Paulo

20/12/2010 14h23

A quatro dias do Natal e onze do ano novo, os candidatos que fazem a segunda fase da Unesp (Universidade Estadual Paulista) não estão nem pensando em descansar. Alguns devem parar apenas nos dias festivos e há aqueles que pretendem voltar a estudar hoje mesmo, após o final da prova.

Patricia Pereira Lopes Martins, 18, está prestando vestibular para ciências biológicas, e está decidida a encarar os livros ainda nesta segunda-feira (20). "Acabando a prova de hoje, ainda vou para o cursinho. Só devo descansar depois da meia-noite", diz. Como a estudante foi para a segunda fase da Fuvest, ela pretende manter os estudos na rotina. "Vou continuar na batalha, não acabou ainda", explica.

Para Hitomi Gozzi, 20, que pretende cursar medicina, é importante não perder o ritmo de estudos entre o intervalo das festas. "Descansar mesmo, só no Natal e no ano novo. Só dá para esfriar um pouco a cabeça e sair da pressão", diz.

Bruno Corrêa, 18, pretende continuar estudando para vencer os "concorrentes": "Tem que ralar, não dá para parar, porque se você para, tem sempre alguém estudando que acaba ganhando de você", afirma. Ele pretende continuar indo ao cursinho que frequenta até a véspera do Natal e, quando as aulas voltarem em janeiro, ele também estará lá.

Lucas Uno, 18, também pretende continuar estudando: "Não estou a fim de fazer mais um ano de cursinho", explica.

Descanso

Já Natália Petri, 24, que busca uma vaga em medicina, pretende descansar no final do ano: "Quem presta medicina faz muita prova", pondera. Na semana passada, a vestibulanda só teve dois dias de folga, pois nos outros fez prova. "Tem gente que ainda vai para o cursinho, mas eu acho que você tem que parar, senão não aguenta", diz.

Felipe Diniz, 19, também pretende dar um tempo dos estudos. "Agora vou descansar uns cinco dias, mas logo depois vou começar a estudar para a prova da segunda fase da Fuvest", diz o jovem, que pretende estudar matemática.

Futuro

Aimée del Frari, 19, passou para a segunda fase da Fuvest. Quando a maratona de exames acabar, ela pretende tirar sua carta de motorista. "Ainda não deu tempo, por causa dos estudos", conta. Ela está prestando vestibular para o curso de letras, voltado à tradução.

Clara Azevedo, 17, também já está planejando o descanso após o vestibular 2011 da Fuvest, nos dias 9, 10 e 11 de janeiro. "Quando terminar as provas, quero sair e fazer qualquer coisa, viajar com os amigos", diz. Como acabou de concluir o ensino médio, ela pretende celebrar com os colegas a formação e, quem sabe, a aprovação. Ela busca uma vaga em engenharia de materiais.