Topo

Estudar por provas anteriores ajuda a "prever" o que vai cair na 2ª fase do vestibular

Ana Okada

Em São Paulo

01/12/2010 08h19

Com as segundas fases da Unesp (Universidade Estadual Paulista), da Fuvest e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) chegando, como estudar? Uma boa dica, segundo o professor Marcelo Dias Carvalho, do curso Etapa, é estudar com provas das duas últimas edições dos vestibulares que se vai prestar, pois os assuntos principais tendem a se repetir.

"A partir da prova, o estudante não só conhece a quantidade de perguntas de cada disciplina mas a distribuição de assuntos cobrados. Pelos últimos anos, dá para fazer uma estimativa de quais assuntos em cada disciplina caem mais", diz.

Por ser uma prova escrita, em que as questões exigem conhecimento mais aprofundado dos assuntos cobrados, o professor recomenda que o vestibulando treine responder a prova da maneira mais sintética possível, porque o espaço para a resolução geralmente é de meia página.

Carvalho explica que essa é a hora de "lapidar conceitos", ou seja, de aprender melhor o que o estudante não sabe tão bem. Ao resolver provas, é possível direcionar os estudos para esse aprofundamento.

Equilíbrio

O professor Alberto Francisco do Nascimento do Anglo, salienta que agora não é hora de parar de estudar, mas lembra que isso deve ser feito com equilíbrio. "Sem varar a noite, estudando com vontade. Não é fácil, mas não é impossível", diz.

Ele recomenda que o candidato evite o desgaste físico e mental. Para isso, o ideal é conciliar os estudos a uma atividade física e a uma rotina saudável, com boas noites de sono, boa alimentação e sem saídas em excesso.

Ao estudar, diz o professor Carvalho, a alternancia entre matérias de humanas e exatas, além de evitar passar longos períodos de estudo sem um intervalo para espairecer ou se alimentar. "Esse período é um bom período para acertar as falhas, mas o estudante não pode deixar passar. A palavra-chave é planejamento, ele tem que ver onde quer chegar e que recursos irá utilizar", diz.

CALENDÁRIO DA SEGUNDA FASE EM SÃO PAULO

VestibularDatas
Fuvest (USP e Santa Casa)9, 10 e 11/01/2011
Unicamp16, 17 e 18/01/2011
Unesp19 e 20/12/2010

Só no ano que vem

E quem não conseguiu ir para a segunda fase, é hora de estudar? Segundo Nascimento, o candidato que não conseguiu pontos nesse ano e já sabe que irá prestar vestibular novamente no ano que vem deve encarar seu "espírito de luta". "Ele pode descansar um pouco, mas deve se programar para o ano que vem", diz. E alerta: "Parar totalmente não é bom."

Para o professor Carvalho, no entanto, mesmo quem acha que não passou para a segunda fase deve continuar estudando. "De alguma maneira, estudando, o candidato vai conhecer melhor a segunda fase, vai conhecer melhor assunto em que não estava tão bem e poderá fazer uma autoanálise para ver onde precisa melhorar, para acertar as contas para o próximo ano."

Segundo ele, muitos vestibulandos que não foram bem acabam se reprimindo e deixando a programação para o ano que vem - o que não é recomendável.

Leia mais
Confira a correção comentada das provas de segunda fase da Fuvest 2010
Veja a resolução comentada da primeira fase da Fuvest 2010
Veja a resolução comentada de todas as provas da Fuvest 2009
Veja a correção comentada das provas da Fuvest 2008
Confira a correção comentada das provas da Unicamp 2010
Veja a resolução comentada das provas da Unicamp 2009
Veja a resolução comentada da Unicamp 2008
Confira a correção comentada das provas da Unesp 2010
Veja a resolução comentada das provas da Unesp 2009
Confira a correção comentada da Unesp 2008
Confira a correção comentada das provas específicas da Unifesp 2010
Confira a resolução comentada das provas da Unifesp 2009
Veja a resolução comentada da Unifesp 2008
Veja a resolução comentada das provas da UFSCar 2010
Confira a correção comentada das provas da UFSCar 2009
Confira a resolução comentada da UFSCar 2008