Topo

"Não acredito que eles não vão abrir", diz candidato atrasado para 1ª fase da Fuvest

Suellen Smosinski

Em são Paulo

28/11/2010 13h20

O vestibulando Felipe Mota Campos, 17, chegou ao local de prova enquanto os fiscais fechavam a entrada da FEA (Faculdade de Economia e Administração). "Não acredito que eles não vão abrir", dizia o estudante que tentaria uma vaga de direito. Neste local de prova, de onde o UOL Vestibular acompanha a chegada dos inscritos na Fuvest 2011, a porta foi fechada às 13h02, dois minutos depois do horário previsto pelo Manual do Candidato.

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, aplica a primeira fase do vestibular 2011 neste domingo (28) para mais de 132 mil inscritos.

"Estou tranquilo porque já passei em outras faculdades [particulares], mas queria fazer Fuvest", contou Felipe. Segundo o estudante, ele perdeu a hora e acordou tarde. Por isso, ele se atrasou para a prova.

Entrada tranquila

Os estudantes ouvidos pelo UOL Vestibular na FEA da USP se mostraram tranquilos em relação à prova. "Fiz Unesp e Unicamp e acho que fui melhorando em cada prova. Hoje estou mais calma", disse Heloísa Morais Gonçalves, 19, que tenta engenharia bioquímica. "Na Unesp estava muito nervosa, mal dava pra escrever." A Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) fizeram seus exames nos dois finais de semana anteriores.

Outro vestibulando que estava tranquilo com o exame -- o mais procurado entre as instituições públicas do Estado de São Paulo -- era Max Tapagheorgiou, 17, concorrente a uma vaga em psicologia. "Estou fazendo para saber como é a Fuvest; se não passar valeu como um teste", contou o rapaz. Ele estava com a namorada, Beatriz Martins, 17, candidata de medicina. "Não estou tão nervosa quanto eu pensei que ficaria", diz a estudante. "Talvez essa namoradinha antes [de começar a prova], ajude a descontrair", conclui.

Primeira fase da Fuvest 2011

O exame terá 90 questões de múltipla escolha das seguintes disciplinas: português, matemática, história, física, geografia, química, biologia, inglês e algumas questões interdisciplinares. O candidato terá cinco horas para responder as questões - a média é de 3 minutos e 33 segundos para cada pergunta. A saída da sala será permitida a partir das 16h.

Segundo a assessoria de imprensa da Fuvest, o gabarito oficial e os cadernos de prova devem ser divulgados entre 18h30 e 19h.

A lista com os convocados para a próxima etapa será divulgada em 20 de dezembro. Nessa mesma data, os candidatos aprovados poderão consultar os locais de prova da segunda etapa, que podem ser diferentes dos da primeira.

A partir das 19h30, o UOL trará correção online do exame.