Topo

Fuvest realiza primeira fase do vestibular 2011 neste domingo; UOL terá correção online

Da Redação

Em São Paulo

28/11/2010 00h40Atualizada em 28/11/2010 15h12

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, realiza a primeira fase do processo seletivo 2011 neste domingo (28), das 13h às 18h. A partir das 19h30, o UOL Vestibular fará a correção comentada da prova, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo.

Os portões serão abertos para ingresso nas salas a partir das 12h30. Às 13h os portões serão fechados e começará a aplicação dos exames. Os vestibulandos devem se programar para chegar com antecedência, pois não será permitido o ingresso nas salas após esse horário, independente do motivo do atraso.

É obrigatória a apresentação do documento de identidade original. Segundo o manual do candidato, a Fuvest reserva-se o direito de excluir do concurso vestibular qualquer candidato, cuja identificação, nos dias de exames, seja duvidosa. Além do documento, veja o que mais levar no dia do exame:

  • caneta esferográfica azul ou preta;
  • lápis nº 2;
  • borracha; 
  • água;
  • alimentos.

 

Já os seguintes materiais não devem ser levados para as provas: bips, pagers, celulares, calculadoras, computadores e assemelhados, gorros e bonés.

 

Prova e gabarito

O exame terá 90 questões de múltipla escolha das seguintes disciplinas: português, matemática, história, física, geografia, química, biologia, inglês e algumas questões interdisciplinares. O candidato terá cinco horas para responder as questões - a média é de 3 minutos e 33 segundos para cada pergunta. A saída da sala será permitida a partir das 16h.

Segundo a assessoria de imprensa da Fuvest, o gabarito oficial e os cadernos de prova devem ser divulgados entre 18h30 e 19h.

A lista com os convocados para a próxima etapa será divulgada em 20 de dezembro. Nessa mesma data, os candidatos aprovados poderão consultar os locais de prova da segunda etapa, que podem ser diferentes dos da primeira.

 

Segunda fase

A segunda fase ocorre nos dias 9, 10 e 11 de janeiro. Serão três provas analítico-expositivas. A primeira, comum a todos os cursos, terá 10 questões, de igual valor, de interpretação de textos, gramática, literatura e uma redação.

A segunda prova, também comum a todos os cursos é constituída de 20 perguntas sobre matemática, história, física, geografia, química, biologia, inglês e algumas questões interdisciplinares. A terceira prova terá 12 questões, de igual valor, de duas ou três disciplinas, dependendo da carreira escolhida pelo vestibulando.

Veja quais são os livros do vestibular 2011 e inicie seus estudos com o material do UOL Vestibular:

 

 

Concorrência

Com 49,25 candidatos para cada vaga, medicina é o curso mais concorrido do processo seletivo 2011 da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Em seguida aparecem os cursos de publicidade e propaganda com 44,44 concorrentes por posto, relações internacionais com 37,82 e ciências médicas em Ribeirão Preto, com 37,35.

 

 

Dos 132.993 inscritos neste ano, 10.816 são treineiros. Ou seja, são estudantes que estão fazendo a prova apenas como teste, sem concorrer efetivamente a uma vaga. Dentro deste grupo, 4.366 se inscreveram na prova de humanas, 3.538 em exatas e 2.912 em biológicas.

Este ano, são oferecidas 10.752 vagas: 10.652 para a USP e 100 para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

Chamadas e matrícula

A divulgação da primeira chamada está prevista para 9 de fevereiro de 2011. A matrícula será realizada nos dias 14 e 15 do mesmo mês. No dia 19 de fevereiro será divulgada a segunda chamada, com matrícula no dia 21.

A manifestação de interesse pelas vagas não preenchidas deverá ser realizada nos dias 24 e 25 de fevereiro, das 9h às 16h, nos postos de manifestação de interesse (que podem ser consultados no manual, na seção de matrículas).  Confira as datas das próximas chamadas:

  • 07/3 - Divulgação da terceira chamada;
  • 11/3 - matrícula da terceira chamada;
  • 16/3 - divulgação da quarta chamada;
  • 17/3 - matrícula da quarta chamada;
  • 21/3 - divulgação da quinta chamada;
  • 22/3 - matrícula da quinta chamada.

 

Outras informações podem ser obtidas pelo site do vestibular ou no manual do candidato.