Topo

Em São Paulo, candidatos estão tranquilos com 1ª fase do vestibular 2011 da Fuvest

Suellen Smosinski

Em São Paulo

28/11/2010 12h55

Neste domingo (28), a prova da primeira fase da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, encerra a primeira etapa dos vestibulares das estaduais paulistas. Os estudantes ouvidos pelo UOL Vestibular na FEA (Faculdade de Economia e Administração) da USP se mostraram tranquilos em relação à prova.

"Fiz Unesp e Unicamp e acho que fui melhorando em cada prova. Hoje estou mais calma", disse Heloísa Morais Gonçalves, 19, que tenta engenharia bioquímica. "Na Unesp estava muito nervosa, mal dava pra escrever." A Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) fizeram seus exames nos dois finais de semana anteriores.

Outro vestibulando que estava tranquilo com o exame -- o mais procurado entre as instituições públicas do Estado de São Paulo -- era Max Tapagheorgiou, 17, concorrente a uma vaga em psicologia. "Estou fazendo para saber como é a Fuvest; se não passar valeu como um teste", contou o rapaz. Ele estava com a namorada, Beatriz Martins, 17, candidata de medicina. "Não estou tão nervosa quanto eu pensei que ficaria", diz a estudante. "Talvez essa namoradinha antes [de começar a prova], ajude a descontrair", conclui.

Calouros e veteranos

A candidata Ana Carolina Oliveira, 20, já prestou -- e passou na Fuvest em física. Desta vez tenta engenharia mecânica. "Se for na mesma linha que dos outros anos, eu vou bem", disse a estudante. A experiência com o exame, na opinião dela, ajuda a manter a tranquilidade.

No caso de Giovanna Morgado, 16, o que ajuda a manter a serenidade é o fato de ela estar ali apenas para treinar. Ela "presta" para Humanas como treineira. Estudante do 2º ano do ensino médio, ela já desenhou seus planos: quer prestar e passar em direito na USP, especializar-se em direito tributário e, depois, prestar um concurso público. "Fico ansiosa", confessa a vestibulanda, "mas menos [do] que quem está concorrendo".

Prova da Fuvest 2011

O exame terá 90 questões de múltipla escolha das seguintes disciplinas: português, matemática, história, física, geografia, química, biologia, inglês e algumas questões interdisciplinares. O candidato terá cinco horas para responder as questões - a média é de 3 minutos e 33 segundos para cada pergunta. A saída da sala será permitida a partir das 16h.

Segundo a assessoria de imprensa da Fuvest, o gabarito oficial e os cadernos de prova devem ser divulgados entre 18h30 e 19h.

A lista com os convocados para a próxima etapa será divulgada em 20 de dezembro. Nessa mesma data, os candidatos aprovados poderão consultar os locais de prova da segunda etapa, que podem ser diferentes dos da primeira.

Segunda fase

A segunda fase ocorre nos dias 9, 10 e 11 de janeiro. Serão três provas analítico-expositivas. A primeira, comum a todos os cursos, terá 10 questões, de igual valor, de interpretação de textos, gramática, literatura e uma redação.

A segunda prova, também comum a todos os cursos é constituída de 20 perguntas sobre matemática, história, física, geografia, química, biologia, inglês e algumas questões interdisciplinares. A terceira prova terá 12 questões, de igual valor, de duas ou três disciplinas, dependendo da carreira escolhida pelo vestibulando.

Veja quais são os livros do vestibular 2011:

 

 

Chamadas e matrícula

A divulgação da primeira chamada está prevista para 9 de fevereiro de 2011. A matrícula será realizada nos dias 14 e 15 do mesmo mês. No dia 19 de fevereiro será divulgada a segunda chamada, com matrícula no dia 21.

A manifestação de interesse pelas vagas não preenchidas deverá ser realizada nos dias 24 e 25 de fevereiro, das 9h às 16h, nos postos de manifestação de interesse (que podem ser consultados no manual, na seção de matrículas).  Confira as datas das próximas chamadas:

  • 07/3 - Divulgação da terceira chamada;
  • 11/3 - matrícula da terceira chamada;
  • 16/3 - divulgação da quarta chamada;
  • 17/3 - matrícula da quarta chamada;
  • 21/3 - divulgação da quinta chamada;
  • 22/3 - matrícula da quinta chamada.

 

Outras informações podem ser obtidas pelo site do vestibular ou no manual do candidato.