Topo

Unicamp 2011: candidatos "cobaias" temem não ter tempo para fazer as três redações

Suellen Smosinski

Em São Paulo

21/11/2010 13h12

Os candidatos estão ansiosos com o novo formato da prova da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que acontece na tarde deste domingo (21). Por causa do novo formato, os estudantes ouvidos pelo UOL Vestibular se sentem "cobaias" e estão com medo de que não consigam elaborar as três redações que serão exigidas deles nesta edição do vestibular.

Os portões foram fechados, pontualmente, às 13h no local em que se encontra a reportagem do UOL.

A vestibulanda Nathalia Bonatto, 20, que tenta uma vaga em medicina, está no grupo dos ansiosos.  "Estou um pouco ansiosa porque você acaba sendo cobaia, mas acho que vai ser melhor", analisa a estudante de Piracicaba que se mudou para São Paulo para fazer cursinho.

A sensação de fazer parte de um experimento é compartilhada por Ricardo Najjar, 18, candidato de medicina: "Não sei o que esperar da prova, eu me sinto uma cobaia". O receio do estudante é o tempo para a redação: "eu acho que [controlar] o tempo vai ser a coisa mais difícil.

Mudança na prova

A partir deste ano, na primeira fase, o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória. O número de questões passará de 12 questões dissertativas para 48 questões de múltipla escolha. As questões de múltipla escolha da primeira fase serão elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio segundo a seguinte distribuição: 12 questões de matemática; 18 questões de ciências humanas e artes; e 18 questões de ciências da natureza.

A primeira fase do processo seletivo 2011 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) será aplicada neste domingo (21), das 13h às 18h. São esperados para as provas 57.201 candidatos. Após o término dos exames, o UOL Vestibular terá a resolução comentada das questões, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo.