Topo

Redação da Unicamp é considerada trabalhosa por professores; prova teve nível médio, afirmam

Da Redação

Em São Paulo

21/11/2010 21h11

  • Aline Arruda/UOL

    Candidatos fazem prova da Unicamp em São Paulo

Professores ouvidos pelo UOL Vestibular consideraram a prova da primeira fase do vestibular 2011 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), aplicada neste domingo (21), de nível médio, com questões mais básicas em biologia e química. A redação, no entanto, foi considerada trabalhosa, complicada e longa por docentes do Objetivo, do Etapa e do Anglo.

“A redação foi bastante longa. Em todas as três redações, o candidato deveria se portar como um determinado tipo de pessoa”, afirma a professora Célia Passoni, do Etapa. “Foi trabalhosa e complicada. Difícil”, diz Nelson Dutra, do Objetivo. “Foi o que mais pegou nessa prova. Eu acho um exagero três redações”, afirma o coordenador-geral do Anglo, Nicolau Marmo.

Neste ano, as provas da primeira fase da Unicamp passaram a ter questões de múltipla escolha e três redações. A mudança no modelo, disseram professores, pode ter atrapalhado a “calibragem” do exame.

 

Veja as provas do vestibular 2011 da Unicamp

 

“O tempo é o que eles vão ter que repensar no ano que vem. Três redações é muito pesado. Para as carreiras mais concorridas, por conta da simplicidade dos testes, é a redação que vai decidir”, diz Edmilson Motta, do Etapa. Alunos também reclamaram do tamanho da prova de redação.

Disciplinas

A prova de geografia rendeu críticas da professora Vera Lúcia Antunes, do Obejtivo. “Foi diferente e decepcionante. Nas alternativas, o aluno teve que ler com muita atenção, muito cuidado, para não errar. Uma palavra anulava uma alternativa. Foi trabalhosa”, afirma.

Já a de história rendeu elogios por parte de Christian Focking, do mesmo cursinho. “A distribuição de temas foi bem equilibrada. Privilegiou historia do Brasil. Uma prova de nível médio”, afirma.

A de física foi considerada de dificuldade média pelo professor Ricardo Helou Doca, do Objetivo. “Prova de média dificuldade. Foram enunciados muito claros, muito bem feitos”, diz. Opinião semelhante tem Gregório Krikorian, de matemática. “Quanto à qualidade das questões, nenhuma restrição. Muito bem formuladas, enunciados claros, dentro do conteúdo. Nível médio.”

Química e biologia, no entanto, foram consideradas “básicas” pelos professores. “Foi prova que, em termos de química, deixou um pouco a desejar. Foram questões simples, básicas, mexendo com um pouco mais de problemas ambientas”, afirma Sergio Bignardi, do Objetivo. “Foi de nível fácil pra médio, bem básico”, diz Constantino Carmelos, professor de biologia do mesmo cursinho.