Topo

Prova da Unicamp foi 'cansativa', dizem candidatos

Suellen Smosinski

Em São Paulo

21/11/2010 18h05

  • Aline Arruda/UOL

    Candidatos fazem prova da Unicamp em São Paulo

Candidatos do vestibular 2011 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ouvidos pelo UOL Vestibular neste domingo (21) disseram que as três redações deixaram o exame “cansativo”. O UOL traz logo mais a resolução comentada da prova.

Para André Inácio, 17, que fez o vestibular como treineiro, a prova estava cansativa por causa da redação, apesar de as questões não estarem longas. “Não achei nenhuma questão fácil”, diz.

A estudante Stephanie Tambor, 17, que tenta uma vaga em medicina, não achou a prova tão difícil. “Estava mais geral, com bastantes questões de atualidades”, afirma. Já Rafael Basetto, 17, candidato ao curso de engenharia civil, discorda. Segundo ele, a prova estava “complicada, principalmente biologia”, mas nada considerado “impossível”.

Redação

Neste ano, na primeira fase, o candidato precisou fazer três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória. A Unicamp pediu três tipos diferentes de texto em cada uma das redações.

Na primeira questão, os estudantes deveriam fazer um comentário informal baseado em uma pesquisa que mostrava as coisas que os jovens mais valorizam na última década.

Na segunda proposta de redação, os candidatos, tendo como base uma entrevista de uma bióloga a uma revista, deveriam fazer um discurso defendendo uma palestra da profissional sobre o ensino de ciências.

O último texto exigiu do estudante a produção de um texto jornalístico sobre chuvas no Rio de Janeiro, com base em uma crônica de 1966 e as recentes enchentes no Estado.