Topo

Unicamp lança livro com 30 melhores redações do vestibular 2009

Da Redação

Em São Paulo

27/09/2010 12h55

A Unicamp (Universidade Estadual de São Paulo) lança nesta quinta-feira (30), livro com as trinta melhores redações do vestibular 2009. Os contemplados irão receber um diploma de honra ao mérito, no auditório do Instituto de Física da Unicamp

A Comissão do vestibular também fará a entrega gratuita de exemplares da coletânea de redações aos representantes das escolas públicas da região de Campinas que estiverem presentes. O livro, que custa R$ 10 e tem formato de bolso, está à venda na Editora da Unicamp e pode ser comprado pelo site www.editora.unicamp.br.

O objetivo, segundo a instituição, é que ele sirva como referência aos futuros candidatos. A coletânea traz os três tipos de redação que foram propostos no processo seletivo de 2009: 10 dissertações, 10 narrações e 10 cartas. O tema da redação do vestibular 2009, assim como o da primeira fase, foi "o homem e os animais".

Entre os selecionados, há estudantes de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), além de várias cidades do Estado de São Paulo, como São José dos Campos, Vargem Grande do Sul, Ribeirão Preto e Campinas. Os selecionados estão matriculados nos mais diversos cursos da Unicamp, dentre eles: arquitetura e urbanismo, ciências econômicas, fonoaudiologia, engenharia de alimentos, engenharia civil, engenharia mecânica, medicina, música e odontologia.

Mudanças

A partir deste ano, a prova de redação da Unicamp apresentará um novo formato. A redação se mantém na primeira fase, mas os candidatos serão solicitados a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória. Ou seja, não é mais possível escolher apenas uma proposta, como era até o vestibular do ano passado.

Além disso, o número de questões dessa etapa passará de 12 questões dissertativas para 48 questões de múltipla escolha, sendo 12 de matemática,18 de ciências humanas e artes e 18 de ciências da natureza. Em maio, a Unicamp realizou um simulado da primeira fase; confira as provas e o gabarito.

A segunda fase será realizada em três dias consecutivos, ao invés dos quatro anteriores. Serão aplicadas três provas de 24 questões dissertativas, realizadas durante três dias consecutivos.

Além das mudanças no formato das provas, haverá alterações de tempo e horário. A duração da prova da primeira fase passará de quatro para cinco horas. Já a duração da segunda fase está mantida em quatro horas por dia.

As inscrições do vestibular terminam em 8 de outubro; veja como se inscrever passo a passo. Outras informações podem ser obtidas no site do vestibular da Unicamp.