Topo

Candidatos consideram "tranquilo" exame de qualificação da Uerj

Daniel Milazzo<br>Especial para o UOL Vestibular

No Rio de Janeiro

12/09/2010 13h20Atualizada em 12/09/2010 13h31

  • Marco Pinto/UOL

    Vestibulandos fizeram 2º exame de qualificação da Uerj neste domingo (12)

 

A partir das 10h30, os candidatos que já haviam finalizado este segundo exame de qualificação do vestibular da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) foram deixando, aos poucos, as salas do prédio João Lyra Filho, um dos locais de realização da prova. O horário de término na prova era às 13h.

 

Katharine Chaves, 19, considerou a prova bastante diversificada e parecida com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) aplicado em 2009. “Achei mais fácil que no ano passado”, opina Katherine, que prestou Uerj há um ano e já estuda administração noutra instituição de ensino superior. Ela busca sua vaga para a mesma carreira numa universidade pública.

 

 

Candidato ao curso de geografia, o estudante Lucas Ferreira, 18, julgou este segundo exame de qualificação mais difícil do que o primeiro, realizado em junho. Apesar disso, Lucas acredita ter boas chances de passar.

 

O exame continha 60 questões de múltipla escolha abrangendo as seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Língua Estrangeira (Francês, Inglês ou Espanhol), Ciências da Natureza, Matemática; e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Para obter conceito A, o candidato precisa de um rendimento superior a 70%. Aqueles que não atingirem 40% serão reprovados.

 

“As questões estavam bem razoáveis. Foi uma prova tranquila”, conta Fábio Ferreira, 33, que pretende cursar direito. Assumidamente pouco hábil nas ciências exatas, Fábio explicou sua estratégia empregada no exame de hoje: “Começo logo por Português, depois vou para Geografia, História. E vou deixando o mais difícil por último”. Alguns “chutes” – quiçá certeiros – também fizeram parte de sua estratégia quando os cálculos não bateram.

 

Aluna do terceiro ano do ensino médio, Pollyana Fernandes, 16, avaliou o nível do exame: “Para quem se preparou não estava difícil, estava fácil. Eu, que vim na cara e na coragem, não achei complicado”, disse Pollyana, que pretende cursar pedagogia.

 

O primeiro exame de qualificação foi realizado dia 13 de junho. O regulamento do processo permite que o candidato faça apenas um dos dois exames, ou ambos. Valerá aquele no qual a maior nota foi obtida. A aprovação nesta fase não implica a inscrição automática para o exame discursivo, segunda fase do vestibular estadual da Uerj. Cada estudante terá que fazer uma nova inscrição entre os dias 16 de setembro e 4 de outubro. As provas do exame discursivo serão aplicadas em 5 de dezembro.

 

O processo seleciona candidatos para os cursos de graduação da Uerj, da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (ABM Pedro II/CBMerj), da Academia de Polícia Militar D. João VI, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (APM D. João VI/PMerj) e do Uezo (Centro Universitário da Zona Oeste).