Topo

UFRJ aprova cota de 20% para estudantes da rede pública estadual e municipal

Da Redação*

Em São Paulo

19/08/2010 15h13

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai reservar 20% das vagas para estudantes da rede pública estadual e municipal e das escolas da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica). A decisão foi tomada há pouco em reunião do Conselho Universitário (Consuni).

Ficam de fora das cotas alunos de outras instituições públicas, como colégios federais, universitários, militares e de aplicação. O preenchimento dessas vagas será feito através do Sisu (Sistema de Seleção Unificado), que utiliza a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Está descartada a utilização de critérios étnico-raciais ou de renda.

Quanto à composição das demais vagas, metade (40% do total) será preenchida pelo do Sisu/Enem e o restante através de exame vestibular tradicional. A medida já vale para o vestibular de 2011.

As cotas de 20% foram aprovadas por apenas dois votos (20 a 18).  A votação contempla a proposta da reitoria e rejeita a alternativa de estudantes e funcionários de destinar 35% das vagas para as cotas.

*Com informações da Agência Brasil