Topo

Fuvest tem novas carreiras e cursos aumentam duração e vagas; veja as mudanças

Rafael Targino

Em São Paulo

04/08/2010 07h01

O vestibular deste ano da Fuvest traz novidades que podem influenciar a escolha dos candidatos a uma vaga na USP (Universidade de São Paulo). Cursos se juntaram na mesma carreira, outros passaram a ter carreiras independentes e há casos de aumento de vagas e de duração.

 

 

Como o UOL Vestibular adiantou em junho, ciências da computação foi um dos cursos que ganhou carreira própria. Apesar de quase todo ministrado no IME (Instituto de Matemática e Estatística), ele estava vinculado à carreira da Poli.

Além dele, medicina veterinária em São Paulo e em Pirassununga, antes na mesma carreira, agora estão independentes. Engenharia de materiais e manufaturas, da Escola de Engenharia de São Carlos, também agora tem carreira única.

De acordo com o vice pró-reitor de graduação da USP, Quirino Carmello, as mudanças vão ajudar a selecionar melhor os ingressantes. “Quando você está dentro de uma carreira, há um acordo entre todas as unidades. As provas seriam tais, tais e tais. Quando vai à carreira solo, [o curso] pode achar que determinada prova que era feita não estava selecionando bem”, afirma.

Mesma carreira

Já os cursos de educação física e esporte, na capital paulista, passaram a integrar a mesma carreira e terão ingresso unificado. No quarto semestre, que é o final do núcleo comum, o aluno vai poder escolher entre bacharelado ou licenciatura em educação física ou bacharelado em esporte. Essa opção deve ser feita de acordo com as notas obtidas nas disciplinas obrigatórias.

Para Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora geral do curso e colégio Objetivo, as mudanças não devem influenciar na dificuldade de ingresso. “No caso de computação, não acho que deva ser mais difícil. O aluno que quer a área vai competir somente com pessoas que querem aquilo. Mas, evidentemente, não é a mesma coisa de ter mais chances. E quem está concorrendo na Fuvest está estudando focado. São poucos os paraquedistas hoje”, diz.

Duração de curso

Dois cursos tiveram aumento na duração: administração diurno em Ribeirão Preto, de oito para dez semestres, e obstetrícia na USP Leste, de oito para nove. Este último curso esteve, em julho, no centro de uma polêmica: alunos não conseguiram o registro profissional após a formatura e, por isso, tiveram que voltar à universidade para fazer uma complementação de estudos.

Segundo o vice pró-reitor, essas mudanças visam justamente readaptar as diretrizes curriculares dos cursos –como no caso de obstetrícia.

Outra mudança foi o aumento do número de vagas de arquitetura e urbanismo em São Carlos. Das 30 oferecidas anteriormente, o total subiu agora para 45. A ECA (Escola de Comunicações e Artes) também ganhou, para este vestibular, um novo curso: educomunicação, em carreira própria. São 30 vagas no período noturno.