Topo

Vestibular 2011 da Unesp vai utilizar nota do Enem 2010; USP e Unicamp já descartaram uso do exame

Da Redação

Em São Paulo

07/07/2010 15h35Atualizada em 07/07/2010 16h15

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) vai aproveitar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 apenas como porcentagem da primeira fase do seu vestibular 2011. E apenas para os candidatos que forem para a segunda etapa do processo seletivo.  A nota do Enem 2009 também será válida nessa manobra. 

Unesp 2010/2

  • Rogério Albuquerque/UOL

    Vestibulanda se prepara para fazer o vestibular de inverno da Unesp

A instituição adotou esse mesmo critério para o uso das notas do Enem, nos vestibulares de 2010 - verão e inverno.

A realização do Enem 2010, portanto, não é obrigatória para os vestibulandos que pretendem concorrer às vagas das universidades estaduais paulistas. USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) já descartaram o uso do Enem no processo seletivo 2011.

 

Incompatibilidade de datas

Segundo as assessorias da USP e da Unicamp, as datas escolhidas para a aplicação das provas do Enem 2010, 6 e 7 de novembro, inviabilizam o seu aproveitamento nos vestibulares deste ano, que já estavam com o calendário programado antes da divulgação das datas do exame.

 

 

Federais Paulistas vão usar Enem

Diferentemente das universidades estaduais, a realização do Enem 2010 é obrigatória para os estudantes que pretendem cursar uma federal paulista em 2011.

UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e UFABC (Universidade Federal do ABC) irão disponibilizar todas as suas vagas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do MEC (Ministério da Educação). Na Unifesp (Universidade Federal Paulista) a realização do exame é obrigatória, mas a forma de utilização ainda não foi definida.

 

 

Inscrição no Enem 2010

O prazo para se inscrever ao Enem vai até 23h59 do dia 9 de julho. As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição custa R$ 35.

O interessado deve usar documentos próprios, como CPF. Apesar de haver uma liminar impedindo o Inep, autarquia do MEC responsável pelo exame, de exigir o CPF, o documento ainda é requisito obrigatório no formulário online. No ano passado, houve uma disputa parecida e a Justiça decidiu a favor da manutenção da obrigatoriedade de CPF próprio.