Topo

UFSCar, Unifesp e UFABC: Veja como as federais de São Paulo vão usar o Enem 2010

Da Redação

Em São Paulo

30/06/2010 16h32

Os interessados em concorrer a uma vaga nas universidades federais de São Paulo, no próximo ano, devem obrigatoriamente se inscrever no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010. UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e UFABC (Universidade Federal do ABC) irão utilizar a nota do exame em seus processos seletivos.

 

A UFABC confirmou, na última semana, que a forma de ingresso nos cursos da instituição continuará sendo pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificado), do MEC (Ministério da Educação).

 

Na primeira edição do Sisu, o bacharelado em ciências e tecnologia da UFABC foi o curso mais procurado, contabilizando 16.253 inscrições para 1.500 vagas.

 

Na UFSCar, o Conselho Universitário aprovou no dia 14 de junho a entrada da instituição no Sisu, já em 2011. Com isso, a universidade deixará de realizar vestibular próprio.

 

No processo seletivo 2010, a UFSCar recebeu mais de 40 mil inscrições e ofereceu 2.577 vagas. O Enem foi utilizado como primeira fase desta seleção.

 

Na Unifesp, a realização do Enem também será obrigatória. A tendência é que o modelo de ingresso adotado seja o mesmo do último vestibular, com alguns cursos sendo ofertados pelo sistema unificado e outros pelo sistema misto (Enem como primeira fase e segunda fase aplicada pela instituição).

 

Segundo a assessoria de imprensa da universidade, a decisão já foi aprovada pelo Conselho de Graduação, faltando apenas a formalização do Conselho Universitário.