Topo

Unicamp divulga gabarito e caderno de questões do simulado do vestibular 2011

Da Redação<br>Em São Paulo

17/05/2010 11h11

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) divulgou, nesta segunda-feira (17), o gabarito e o caderno de questões do simulado do vestibular 2011, aplicado neste domingo (16). Foram convocados para o exame 1.280 estudantes. Veja a prova e as respostas:



Unicamp

  • Patrícia Araujo/UOL

    Na edição 2010 do processo seletivo, a Unicamp recebeu 55.484 inscrições

A avaliação era reservada para estudantes que estão cursando o ensino médio ou que tenham se formado nos últimos dois anos e seguiu o novo formato da primeira fase, que já estará em vigor neste ano. Segundo o novo modelo, aprovado no final de 2009, o exame terá duas partes: 48 questões de múltipla escolha, que formam a parte de conhecimentos gerais, e a parte de redação, na qual os participantes serão solicitados a elaborar três textos de gêneros diversos. A duração do simulado foi de cinco horas.

A partir de 15 de junho, os participantes terão acesso, individualmente, às notas que obtiveram na prova. Neste dia também serão divulgados exemplos de textos da prova de redação produzidos durante o simulado, com comentários.

O novo vestibular

Até o ano passado, a primeira fase do vestibular da Unicamp era composta de 12 questões dissertativas e uma redação, em que o candidato selecionava uma de três propostas (dissertação, narrativa ou carta) e preparava apenas um texto. A partir do vestibular 2011, o candidato será solicitado a responder 48 testes e deverá produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória.


As questões da primeira fase serão de múltipla escolha, elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio: matemática; ciências humanas, artes e humanidades (incluindo geografia, história e introduzindo-se filosofia, sociologia e artes à medida que estas disciplinas forem incorporadas de forma plena aos currículos do ensino médio); e ciências da natureza (incluindo ciências biológicas, física e química). Assim como no simulado, o tempo de duração da prova da primeira fase passará de quatro para cinco horas.

Isenção de taxa

Está aberto o período de inscrição para o pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular 2011. As inscrições devem ser realizadas até dia 28 de maio, exclusivamente pela internet. Para finalizar o processo de inscrição, o candidato deve enviar a documentação necessária (descrita no edital específico) pelo correio para a Comvest até o dia 31 de maio.

A Comvest também deixará à disposição computadores com acesso à web para que os candidatos efetuem a inscrição. As isenções da taxa são oferecidas em três modalidades: 1- para candidatos provenientes de família de baixa renda (renda líquida máxima de R$550 por morador do domicílio); 2- funcionários da Unicamp/Funcamp; e 3- para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).

As inscrições para o vestibular 2011 serão realizadas no período de 23 de agosto a 8 de outubro, exclusivamente pela internet.

As informações foram fornecidas pela instituição e podem ser alteradas por ela sem aviso prévio. É recomendável confirmar datas e horários no site oficial.