Língua Portuguesa -
"Qualquer um de nós, senhor de um assunto, é, em princípio, capaz de escrever sobre ele. Não há um jeito especial para a redação, ao contrário do que muita gente pensa. Há apenas uma falta de preparação inicial, que o esforço e a prática vencem."
( J. Matoso Câmara Jr.)
- O ato de escrever, de dominar a língua e a linguagem para alguns é fácil e agradável, entretanto, para outros pode representar dificuldades e sacrifícios.
- O aluno deve ter consciência de que, ao escrever, ele combina suas impressões, pensamentos críticos e vivência pessoal; e saber que, por meio do aprimoramento da linguagem, ser-lhe-á possível expressar de forma plena seus pensamentos. É importante perceber que a redação, tal como ela deve ser, é consequência de um processo contínuo de aprendizagem.
- Neste texto, a dissertação será priorizada por ser a modalidade predominante nas propostas dos vestibulares.
DICAS
Dentre as falhas mais comuns encontradas em textos dissertativos, podemos citar o uso de coloquialismos, ausência de organização das ideias, ambiguidades, impropriedade vocabular ou conectivos impróprios.
Alguns exemplos:
1 - Emprego de pronome relativo
- Esta é a região a cujos os limites me referi há pouco. (errado)
Correção: Esta é a região a cujos limites me referi há pouco.
Comentário: cujo - pronome relativo: indica posse, equivale ao pronome possessivo "seu", "sua" e concorda com o termo que sucede, dispensando, assim, o emprego do artigo (o, a, um, uma e seus plurais).
- "Você vai conseguir falar com gente que você nunca falou antes..." Bol - Brasil Online (Folha de São Paulo, 25.10.99)
Correção: " (...) falar com gente com quem/ com as quais você nunca (...)".
Comentário: o pronome relativo deve aparecer regido de preposição "com", pois quem fala, fala com alguém.
- Os bancos internacionais, onde o Brasil é credor, decidiram rever as taxas de juros.
Correção: Os bancos internacionais, dos quais o Brasil é credor, ...
Comentário: o pronome "onde", enquanto relativo, deve sempre indicar lugar, exemplo, Eis o colégio onde estudo. O raciocínio que deve ser empregado neste exemplo é: o Brasil é credor de quem? - dos bancos internacionais; portanto, dos quais é credor.
2 - Período longo demais
- A menos que tenha muita segurança no que está dizendo, o aluno deve evitar períodos longos demais. Muitas informações em um só período quase sempre resultam em falta de clareza e ambiguidade.
"É segundo esta noção de projeto que vamos, a partir desta visão humanista da problemática urbana - sem deixar de levar em consideração as nossas condições de país de formação colonial - analisar os projetos de cidade expressos nos trabalhos de diversos órgãos federais." (perído mal construído)
Correção: Vamos analisar os projetos expressos nos trabalhos de diversos órgãos federais a partir de uma visão humanista da problemática urbana.
3 - Frases muito curtas - estrutura incompleta
"Agora, época de eleição, a população cansada de enriquecer políticos, sem escolha de partido." (Redação de aluno)
Comentário: o trecho acima não foi concluído pelo aluno, dessa forma, a estrutura do período tornou-se incompleta.
Correção: Agora, época de eleição, a população cansada de enriquecer políticos, sem escolha de partido, fica à mercê de discursos moralistas que visam formar a opinião pública segundo os seus interesses.
4 - Problemas de significado e construção
"Era um belo sábado, uma noite muito agradável onde um lobo ruiva no alto da colina dos Andes, demonstrando estar solidário ou anunciando sua solidão...." (Redação de aluno)
Comentário: O trecho acima, extraído de uma redação de vestibular, apresenta alguns problemas de significado e de construção:
a) uso inadequado da palavra "onde";
b) imprecisão vocabular "ruiva" em lugar de "uiva" e "solidário" em lugar de "solitário";
c) incoerência externa: presença de colinas nos Andes.
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