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Língua Portuguesa -

"Qualquer um de nós, senhor de um assunto, é, em princípio, capaz de escrever sobre ele. Não há um jeito especial para a redação, ao contrário do que muita gente pensa. Há apenas uma falta de preparação inicial, que o esforço e a prática vencem."
( J. Matoso Câmara Jr.)

 

  • O ato de escrever, de dominar a língua e a linguagem para alguns é fácil e agradável, entretanto, para outros pode representar dificuldades e sacrifícios.
     
  • O aluno deve ter consciência de que, ao escrever, ele combina suas impressões, pensamentos críticos e vivência pessoal; e saber que, por meio do aprimoramento da linguagem, ser-lhe-á possível expressar de forma plena seus pensamentos. É importante perceber que a redação, tal como ela deve ser, é consequência de um processo contínuo de aprendizagem.
     
  • Neste texto, a dissertação será priorizada por ser a modalidade predominante nas propostas dos vestibulares.

    DICAS
    Dentre as falhas mais comuns encontradas em textos dissertativos, podemos citar o uso de coloquialismos, ausência de organização das ideias, ambiguidades, impropriedade vocabular ou conectivos impróprios.

    Alguns exemplos:

    1 - Emprego de pronome relativo
     
  • Esta é a região a cujos os limites me referi há pouco. (errado)
    Correção: Esta é a região a cujos limites me referi há pouco.

    Comentário: cujo - pronome relativo: indica posse, equivale ao pronome possessivo "seu", "sua" e concorda com o termo que sucede, dispensando, assim, o emprego do artigo (o, a, um, uma e seus plurais).
     
  • "Você vai conseguir falar com gente que você nunca falou antes..." Bol - Brasil Online (Folha de São Paulo, 25.10.99)
    Correção: " (...) falar com gente com quem/ com as quais você nunca (...)".

    Comentário: o pronome relativo deve aparecer regido de preposição "com", pois quem fala, fala com alguém.
     
  • Os bancos internacionais, onde o Brasil é credor, decidiram rever as taxas de juros.
    Correção: Os bancos internacionais, dos quais o Brasil é credor, ...

    Comentário: o pronome "onde", enquanto relativo, deve sempre indicar lugar, exemplo, Eis o colégio onde estudo. O raciocínio que deve ser empregado neste exemplo é: o Brasil é credor de quem? - dos bancos internacionais; portanto, dos quais é credor.

    2 - Período longo demais
     
  • A menos que tenha muita segurança no que está dizendo, o aluno deve evitar períodos longos demais. Muitas informações em um só período quase sempre resultam em falta de clareza e ambiguidade.
    "É segundo esta noção de projeto que vamos, a partir desta visão humanista da problemática urbana - sem deixar de levar em consideração as nossas condições de país de formação colonial - analisar os projetos de cidade expressos nos trabalhos de diversos órgãos federais." (perído mal construído)

    Correção: Vamos analisar os projetos expressos nos trabalhos de diversos órgãos federais a partir de uma visão humanista da problemática urbana.

    3 - Frases muito curtas - estrutura incompleta

    "Agora, época de eleição, a população cansada de enriquecer políticos, sem escolha de partido." (Redação de aluno)

    Comentário: o trecho acima não foi concluído pelo aluno, dessa forma, a estrutura do período tornou-se incompleta.

    Correção: Agora, época de eleição, a população cansada de enriquecer políticos, sem escolha de partido, fica à mercê de discursos moralistas que visam formar a opinião pública segundo os seus interesses.

    4 - Problemas de significado e construção

    "Era um belo sábado, uma noite muito agradável onde um lobo ruiva no alto da colina dos Andes, demonstrando estar solidário ou anunciando sua solidão...." (Redação de aluno)

    Comentário: O trecho acima, extraído de uma redação de vestibular, apresenta alguns problemas de significado e de construção:

    a) uso inadequado da palavra "onde";
    b) imprecisão vocabular "ruiva" em lugar de "uiva" e "solidário" em lugar de "solitário";
    c) incoerência externa: presença de colinas nos Andes.

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