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Hoje os principais vestibulares do país levam em conta que os fatos gramaticais só podem ser efetivamente compreendidos no contexto em que se inserem. Isso leva muita gente a dizer apressadamente que os exames não exigem mais gramática.

Na verdade, a mudança na abordagem da gramática exprime a consciência de que a análise linguística não tem um fim em si. Longe de cobrar a reprodução mecânica de tarefas escolares, o examinador quer saber em que nível o estudante entende o que lê.

Consideremos uma frase como "Saiu a francesa". A ocorrência ou não de crase no "a" depende do contexto em que tenha sido produzida. Se a intenção era dizer que alguém saiu de fininho, ou seja, à moda francesa, ocorre crase. Mas, se a ideia era dizer que uma mulher francesa saiu, não ocorre crase, e o "a" é apenas um artigo.

Num período como "Seu caráter teria de ser posto a mais dura prova", a ocorrência de crase, mais uma vez, depende do que se quer dizer. A frase escrita dessa maneira indica que o caráter de certa pessoa teria de ser posto a uma prova ainda mais dura do que aquela a que já tinha sido submetido. Mas, se houvesse um acento grave no "a", a situação seria diferente: estaríamos dizendo que a pessoa deveria ser submetida à mais dura de todas as provas.

Como vemos, é a intenção do texto que determina a sua análise.

O enunciado "Queria escrever versos", por exemplo, pode ser lido como um período simples ou como um período composto. Se a sequência "queria escrever" for uma locução verbal, o período será simples, mas, se os dois verbos representarem duas ações, o período será composto. Para fazer a interpretação exata, será preciso recorrer ao contexto: se a pessoa queria escrever versos, e não romances ou contos, "queria escrever" é uma locução verbal, ou seja, dois verbos com o valor de um só (versos é o objeto da declaração). Mas, se a pessoa queria escrever versos, e não fazer outra coisa qualquer - compor músicas, por exemplo -, o objeto da declaração é "escrever versos", complemento do verbo querer, e o período é composto.

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