Topo

História geral

História Geral -

O termo Iluminismo - ou Século das Luzes - designa o movimento filosófico, religioso, científico e político iniciado na segunda metade do século 17 e que dominou a Europa durante o século 18.



As raízes do Iluminismo remontam a Erasmo de Roterdã e Maquiavel, cujas obras abalaram a mentalidade medieval. Posteriormente, o pensamento científico de Galileu e o racionalismo de Descartes também teriam papel predominante nas mudanças que nasceriam da chamada "crise da consciência europeia", nascida de sucessivas guerras religiosas, da descoberta de novos continentes e das conquistas da física e da astronomia.


 




Características do Iluminismo


1. Busca de um cristianismo sem dogmas, sem revelação divina, sem mistérios e, sobretudo, sem milagres.



2. Inviolabilidade das leis da natureza: exclusão de qualquer intervenção sobrenatural (a natureza é movida por uma regularidade pontual e racional).



3. A razão como supremo critério de valor e de análise do real (o direito e as instituições não devem mais seguir preceitos supostamente divinos, mas humanos e racionais).



4. Liberalismo filosófico e religioso (que prepara o liberalismo econômico).



5. Otimismo: crença no progresso e na capacidade de se aperfeiçoar do gênero humano e de suas instituições.



6. França como centro de irradiação do Iluminismo para toda a Europa (obras de Voltaire, Diderot, etc.)



7. Despotismo esclarecido: monarcas absolutos realizaram reformas profundas, inspirados pelo Iluminismo: tolerância religiosa, limitação ou abolição dos privilégios do feudalismo, modernização do processo penal e outras reformas administrativas.



O Iluminismo inspirou revoluções e processos de independência em vários países; e influenciou parte da filosofia posterior, como o hegelianismo. As idéias iluministas também se encontram na base das reformas democráticas ocorridas no século 19 e no ideal socialista.

 




História geral