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Ônibus e táxis percorrem a cidade movidos pelo gás metano, conhecido como combustível limpo. A queima completa de combustíveis derivados do petróleo, como o metano e a gasolina, dá como produtos o gás carbônico (CO2) e a água (H2O).

Na queima, às vezes, pode haver a formação de substâncias poluentes como o monóxido de carbono (CO), que é tóxico, e de particulados de carvão, que saem como fumaças pretas.

A queima é uma reação do combustível com o oxigênio. Se ela for feita com excesso de oxigênio, será formado o gás carbônico (CO2) e, se ela for feita num ambiente em que há falta de oxigênio, poderá haver a formação de monóxido de carbono e/ou carvão.

Isso porque, nas reações químicas entre substâncias no estado gasoso, há uma proporção definida entre os volumes das substâncias que reagem.
Para queimar um litro de metano são necessários dois litros de oxigênio, o que produz carbônico e água.

Para queimar a principal substância contida na gasolina, chamada octano, são necessários 12,5 litros de oxigênio, o que resulta em gás carbônico e água.

Observe que, na queima do mesmo volume de metano e de octano, o volume de oxigênio necessário para queimar o octano é mais de seis vezes o necessário para queimar o metano.

Nos motores de carros, a queima desses combustíveis ocorre na presença do ar atmosférico, 20% de oxigênio, e não em ambiente de oxigênio puro.
Portanto a proporção entre a quantidade de combustível e a de oxigênio é ainda mais problemática para a gasolina.

Há ainda um outro problema, que é o volume maior de gás carbônico emitido pela gasolina. Na queima de um litro de metano, há emissão de um litro de gás carbônico e, na queima de um litro de octano, há a emissão de oito litros de gás carbônico. Apesar de não ser tóxico, o gás carbônico é um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa. Há ainda mais uma vantagem do metano. Ele é encontrado na forma de gás e, por isso, é também conhecido com o nome de gás natural.

Esse gás é praticamente metano puro, portanto é composto só dos elementos carbono e hidrogênio. Não contém substâncias com enxofre, como acontece com a gasolina. Isso é muito importante do ponto de vista ambiental porque, na queima do gás natural, não há emissão de óxidos de enxofre, que são os principais causadores da chuva ácida. Assim se justifica o fato de o gás natural ser considerado combustível limpo. *Ricardo Almeida é coordenador de química do colégio Bandeirantes

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