Química -
A importância do estado gasoso não se restringe ao fato de muitas substâncias essenciais serem gases (como O2, O3, N2, CO2, por exemplo), mas também por ser fundamental para a compreensão dos demais estados físicos.
A característica principal do estado gasoso é a independência das suas moléculas. Além disso, estão em contínuo movimento aleatório. Os principais parâmetros de interpretação de um gás são a sua temperatura, em Kelvin (energia cinética das moléculas), e sua pressão (impacto das moléculas com o recipiente).
Quando queremos comparar o estado inicial e final de um gás em uma transformação gasosa, usamos a Lei Geral dos Gases. Esteja atento aos casos particulares desta equação (isotérmica, isobárica e isovolumétrica), e não decore outras fórmulas, apenas simplifique a Lei Geral.
Quando nosso interesse é a quantidade de gás dentro de um recipiente, usamos a Equação de Estado do Gás ou Equação de Clapeyron. É a partir da Equação de Clapeyron que deduzimos o volume molar de um gás ideal nas CNTP (0ºC e 1 atm) como 22,4 L.
Veja se aprendeu:
01. (MACK) Certa massa gasosa ocupa um volume de 112 cm3 a 1 atm de pressão e temperatura de 77ºC. O volume ocupado pela mesma massa gasosa a 27ºC de temperatura e 5 atm de pressão será igual a:
a) 19,20 litros
b) 1,92 centímetros cúbicos
c) 9,60 litros
d) 19,20 centímetros cúbicos
e) 9,60 centímetros cúbicos
02. (PUC) 22 g de um gás estão contidos em um recipiente de volume igual a 17,5 L, a uma temperatura de 77ºC e pressão de 623 mmHg. Este gás deve ser:
Dados: H = 1, O = 16, N = 14, S = 32, C = 12
a) NO
b) H2S
c) SO2
d) CO2
e) NH3
03. (VUNESP) Enquanto descansa, o corpo de uma pessoa consome 200 mL de oxigênio por hora, a 25ºC e 1 atm, por kg de massa do corpo. Quantos mols de O2 são consumidos por uma pessoa que pesa 70 kg, em uma hora de descanso?
Dado: R = 0,082 L.atm/mol.K
a) 8,14 x 10 -3
b) 6,83
c) 0,57
d) 0,10
e) 0,70
Gabaritos: 1-D, 2-D, 3-C * Mário Ghio Júnior é professor de química do CPV Vestibulares
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.