Topo

Química

Química -

Quem viu a dica de cinética química vai lembrar da reação abaixo:
 

Suponha agora que você esteja em equilíbrio: não é estudante de ensino médio e nem universitário. Seu dilema é: "Entrar direto na faculdade ou fazer cursinho?"
Como você poderia deslocar esse equilíbrio para a direita?

1º) Aumentando a concentração no ensino médio. Mas só dá pra fazer isso se você estiver na forma líquida, aquosa ou gasosa. Lembre-se que a concentração de um sólido é constante.

2º) Entrar na universidade é uma reação explosiva não é? Então você deve diminuir a temperatura, favorecendo a reação exotérmica (libera calor).

3º) Aumentar a pressão por redução de volume desloca o equilíbrio. Vamos traçar o seguinte paralelo: digamos que o curso que você escolheu esteja na proporção de 60 candidatos para uma vaga. Um certamente irá entrar.

  • Nesse caso, não esqueça que nas reações químicas o efeito da pressão só tem sentido para substâncias no estado gasoso e que a proporção entre os volumes é a própria proporção entre o número de mols, admitindo-se que as substâncias gasosas estejam nas mesmas condições de pressão e temperatura (Gay-Lussac). *Perseu Lúcio Alexander Helene de Paula é professor de química desde 1985.
  • Química