Topo

Química

Química -

Brown descobre, e Einstein explica. Em 1827, o biólogo escocês Robert Brown estava estudando grãos de pólen. Com um microscópio, examinou-os suspensos em água e observou que os minúsculos grãos se movimentavam constantemente e que esse movimento não tinha uma direção preferencial.

O biólogo Robert Brown explicou-o assim: "O grão se movimenta porque está vivo e se desloca de acordo com a sua vontade". Esse movimento foi chamado de browniano.

Em 1905, Albert Einstein, então com 26 anos, explicou o movimento desses grãos, baseado na teoria cinética:

-Toda matéria é feita de partículas minúsculas, invisíveis e em movimento (na realidade essas partículas são átomos, moléculas ou íons);

-As partículas se movimentam o tempo todo. Quanto maior a temperatura, maior a velocidade das partículas;

-Na mesma temperatura, as partículas mais pesadas se movem mais lentamente que as partículas mais leves.

Einstein explicou que o movimento dos grãos ocorria devido aos choques deles com as moléculas de água em grande movimento. Os grãos de pólen são muito pequenos, mas infinitamente maiores que as moléculas de água.

Como as moléculas se movimentam com velocidade muito alta, empurram o grão de pólen quando se chocam com ele.

Na época em que Einstein explicou o movimento browniano, muitos cientistas ainda não acreditavam na existência de átomos e de moléculas.

Hoje a teoria cinética é muito usada para explicar os estados físicos da matéria _gasoso, líquido e sólido. No gás, as partículas são livres e se movimentam rapidamente, chocam-se umas com as outras e com a parede do recipiente. No sólido, as partículas são atraídas fortemente.

Há ligações entre as partículas e elas se mantêm muito próximas umas das outras. As partículas no sólido têm pouca liberdade para se movimentar. Elas têm posições fixas. O único movimento que elas podem ter é o de vibração.

No líquido, as partículas estão próximas, mas a atração entre elas é mais fraca que no sólido, onde as partículas se movimentam com menos liberdade.

O trabalho de Einstein sobre o movimento browniano foi um marco importante no desenvolvimento da teoria cinética porque convenceu muitos cientistas a acreditar na existência de átomos e de moléculas. *Ricardo Almeida é coordenador de química do colégio Bandeirantes

Química