Topo

Língua estrangeira

Língua Estrangeira -

Os verbos anômalos são matéria constante das questões de vestibular. É importante lembrar que eles não expõem fatos, mas sim expressam idéias de probabilidade, possibilidade, dedução, permissão etc., e seu emprego está ligado à interpretação que o falante tem dos fatos.

Assim, se alguém diz "I must stop smoking" está demonstrando que sente necessidade de parar de fumar, o que é uma interpretação da situação "ser fumante". Caso dissesse "I will stop smoking", demonstraria intenção de parar de fumar.

Preste atenção:

1. Não traduza os verbos auxiliares. Por exemplo, "can" é comumente traduzido por "poder". Uma sentença como "I can dance" é normalmente traduzida por "Eu posso dançar", quando o correto seria "Eu sei dançar".

2. Não acrescente "s" na terceira pessoa do singular.

3. Analise caso a caso o emprego de cada "modal auxiliary": há pequenas confusões que podem dificultar o entendimento deste assunto. Por exemplo, se considerarmos "could" apenas como passado de "can", uma sentença como "I could be here tomorrow" seria impossível.

Mas, se analisarmos "I could speak French very well when I lived in France", podemos dizer que "could" refere-se, nesse caso, a uma habilidade que o sujeito possuía no passado e que não tem mais.

O ideal é considerarmos o que cada "modal auxiliary" expressa individualmente. O material usado na escola ou no cursinho pode dar a base para conhecer os modais. Por exemplo, "may" nunca pode expressar habilidade, assim como "should" não carrega a idéia de proibição.

Veja se aprendeu

1. "I haven't seen her for ages. She must have left town". A estrutura sublinhada acima expressa:

a) promessa
b) obrigação
c) conselho
d) permissão
e) dedução

2. (Sta. Casa) Você deveria mandar fazer um exame de saúde completo.

a) You could order a thoroughly done medical examination.
b) You are supposed to have a complete check-up made to order.
c) You must send for a full health examination.
d) You ought to have a complete check-up made.
e) You should have taken a thorough medical exam.

Gabarito: 1-e, 2-d Fonte: Alvany Rodrigues Noronhas Guanaes

Língua estrangeira