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Litta, de Leonardo da Vinci (1452-1519)

Leonardo da Vinci: artista plástico, cientista e escritor italiano. Um dos maiores pintores do Renascimento e, possivelmente, seu maior gênio, por ser também anatomista, engenheiro, matemático, músico, naturalista e filósofo, bem como arquiteto e escultor.

Suas idéias científicas quase sempre ficaram escondidas em cadernos de anotações, e foi como artista que obteve o reconhecimento de seus contemporâneos. Estagiou no estúdio de Verrocchio, em Florença, mas a primeira grande encomenda que recebeu, A Adoração dos Magos (Uffizi, Florença), ficou inacabada quando mudou-se para Milão entre 1481 e 1482.

Permaneceu em Milão até 1499, trabalhando principalmente para a corte do duque Ludovico Sforza. A obra mais importante deste período milanês é o grande mural A Última Ceia (c.1495-7), que se encontra no mosteiro da igreja de Santa Maria delle Grazie e que, apesar das más condições de conservação, exerceu poderosa influência sobre sucessivas gerações de artistas e escritores.

Até 1506, Leonardo trabalhou principalmente em Florença, e tudo indica que nesta época tenha pintado a Mona Lisa, uma obra famosa por sua originalidade, sutileza e naturalidade. Entre 1506 e 1516, viveu entre Milão e Roma.

Convidado por Francisco I, viajou para a França em 1516, onde faleceu. Durante sua carreira, foi artista e consultor técnico do duque de Milão, engenheiro militar de César Bórgia, além de pintor e arquiteto do rei Francisco I da França.

As 5.000 páginas que restaram dos blocos de anotações de Leonardo contêm pesquisas em anatomia, mecânica, hidraúlica e uma ampla gama de outras ciências. Os blocos de anotações também detalham muitos esquemas de engenharia civil e militar, e projetos de uma enorme variedade de dispositivos mecânicos _um helicóptero, uma bicicleta, uma máquina de cortar parafusos, fornalhas, um canhão carregável pela culatra, armas de fogo de cano estriado, máquinas de cunhar moedas e uma grua com dupla articulação.

Algumas dessas máquinas estavam muitos anos à frente de seu tempo e nunca foram fabricadas, mas alguns projetos eram de grande importância: por exemplo, o canal de comportas herméticas em forma de mitra, ainda em uso hoje em dia, e o mecanismo de meia engrenagem para converter movimento rotatório em movimento recíproco (de vai-e-vem), que foi amplamente utilizado durante todo o século XVI.

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