Topo

História geral

História Geral -

O Renascimento pode ser definido como um processo de renovação cultural que se desenvolveu na Europa entre os séculos XIV a XVI, mas que teve profundas repercussões em toda a Idade Moderna (séc.XV a XVIII). Manifestou-se em todas as áreas da produção cultural e artística, como por exemplo na música, na literatura, na educação, filosofia, artes plásticas e nas ciências em geral. Este movimento foi muito influenciado pela retomada vigorosa da cultura clássica (de Grécia e Roma antigas) que vinha sendo feita pela elite intelectual do período, os humanistas. Pode ser considerado também como uma espécie de ruptura com a Cultura Medieval, que tinha como sua temática principal Deus e os valores da religião cristã católica.

O Renascimento constituiu-se numa das manifestações mais fecundas e criativas da história do Ocidente e permitiu uma reflexão mais profunda acerca das estruturas sociais vigentes, a renovação do pensamento religioso e uma nova imagem que o homem tinha de si mesmo.

Uma das formas mais ricas para se mergulhar neste assunto é através das obras produzidas pelos artistas e intelectuais da época. Filmes, passeios a museus e viagens pela internet podem ser um bom caminho para isso. Vão aqui algumas sugestões:

Literatura
A melhor maneira de conhecer a literatura produzida no Renascimento é ler suas obras, sendo que as principais são publicadas por várias editoras e facilmente encontrada em bibliotecas e livrarias. Dom Quixote , de Miguel de Cervantes (1547 - 1616) conta a história do famoso cavaleiro de La Mancha em um aventura errante pela Espanha para fazer uma crítica aos valores da época medieval, que já não mais serviam nesse novo mundo. Shakespeare (1564 - 1616) foi um escritor de enorme popularidade em sua época e suas peças eram assistidas por milhares de pessoas, em geral gente do povo da cidade, que lotavam a platéia do Globe ou do Rose, os dois teatros mais importantes de Londres naqueles tempos. Seus textos também podem ser documentos fundamentais para se entender a Inglaterra do século XVI, além de serem leituras maravilhosas. A Edições de Ouro lançou recentemente a obra completa de Shakespeare em 3 volumes e bastante acessíveis. Além disso procure saber se alguns desses textos não estão sendo encenados no momento. Numa cidade como São Paulo, por exemplo, que tem uma atividade teatral muito rica, é raro que não haja uma ou mais de suas peças em cartaz. Convide alguém e vá ao teatro!

Cinema
Algumas sugestões cinematográficas que estão disponíveis em vídeo-cassete: Há diversas versões cinematográficas da obra de Shakespeare e o ator Laurence Olivier é um especialista nelas: Henrique V (1944), Hamlet (1948), Ricardo III (1956), Otelo (1965),entre outras foram estreladas por ele e você pode encontrá-las nas boas video-locadoras. Outro especialista em filmes a partir das obras de Shakespeare é o ator/diretor inglês Kenneth Branagah que dirigiu Henrique V(1989), Muito Barulho por Nada (1991), Hamlet (1995) e Sonhos de Uma Noite de Verão(1999). Vale a pena conferir! Há ainda o famoso Romeu e Julieta (Franco Zefirelli.1968) que faz uma bela reconstituição de época da Verona medieval onde se passa a história, mas também há uma versão modernosa, de 1997, com Leonardo di Caprio e Claire Danes, que mantém todo o texto original. Veja também: Shakespeare Apaixonado (John Madden. 1998), uma fantasia em torno do processo de criação da tragédia Romeu e Julieta e a vida sentimental de William Shakespeare, ao final do século XVI, quando o governo inglês proibia que mulheres trabalhassem no teatro.

Conquista Sangrenta ( de Paul Verhoeven.1985) conta a história de um nobre que no século XVI usa de recursos científicos e algumas invenções de Leonardo da Vinci para vencer uma guerra contra um bando de guerreiros.

Agonia e Êxtase (de Carol Reed. 1965) O papa Julio II contratou Michelangelo em 1505 para pintar o teto da Capela Sistina, no Vaticano. O filme mostra os conflitos entre o papa e o artista que cercaram a execução a execução da obra.

Passeio
Um dos maiores acervos do Renascimento, fora da Europa, está no Brasil, no MASP (Museu de Arte de São Paulo) que fica na avenida Paulista 1578 (tel: 251 - 5644).Lá você encontra obras dos maiores artistas daquele período como Botticelli, Tintoreto, Rafael, El Greco, Rembrandt e muitos outros. Uma visita ao MASP vale por muitas aulas de história.

Internet
Dá para acessar parte do acervo do Masp pela Internet. Lá você encontra diversas exposições virtuais, duas delas ligadas a esse nosso assunto: desenhos de Michelângelo e uma mostra de arte italiana, com obras dos séculos XIII ao XIX. Não perca! É só clicar aqui.

História geral