Topo

Biologia

Biologia -



Mitose


Meiose


- Resulta em duas células geneticamente iguais


- Resulta em quatro células geneticamente diferentes


- Não há redução do número de cromossomos


- Há redução do número de cromossomos


- Não há permuta gênica entre cromossomos homólogos


- Normalmente ocorre permuta gênica entre os cromossomos homólogos


- Ocorre em células somáticas


- Ocorre em células germinativas


- A duplicação do DNA antecede apenas uma divisão celular


- A duplicação do DNA antecede duas divisões celulares


- Uma célula produzida por mitose, em geral, pode sofrer nova mitose


- Uma célula produzida por meiose não pode sofrer meiose


- É importante na reprodução assexuada de organismos unicelulares e na regeneração das células somáticas dos multicelulares


- É um processo demorado (podendo, em certos casos, levar anos para se completar)


- Não há redução do número de cromossomos


- Há redução do número de cromossomos


É fundamental saber comparar a mitose e a meiose. Algumas doenças resultam de alterações nesses tipos básicos de divisão celular. A síndrome de Down, por exemplo, é provocada por erros na divisão celular que podem ocorrer durante a formação dos gametas ou na divisão do zigoto.



A mitose ocorre em todas as células somáticas do corpo e, por meio dela, uma célula se divide em duas, geneticamente idênticas à célula inicial. Assim, é importante na regeneração dos tecidos e no crescimento dos organismos multicelulares. Nos unicelulares, permite a reprodução assexuada.



Já a meiose só ocorre em células germinativas, com duas divisões sucessivas. A célula-mãe se divide em duas, que se dividem de novo, originando quatro células filhas com metade dos cromossomos da célula inicial: são os gametas, geneticamente diferentes entre si.



Dessa forma, a meiose tem papel fundamental na reprodução sexuada. E não se esqueça: durante a meiose normalmente há troca de genes entre cromossomos homólogos, o que aumenta a variabilidade gênita da espécie. Vale ainda lembrar que a mitose e a meiose apresentam quatro fases características: prófase, metáfase, anáfase e telófase, com formação de fuso proteico e condensação dos cromossomos. Nos dois casos, a duplicação do DNA antecede as divisões celulares.



Veja se aprendeu



1. (Ufba) I - Os cromossomos tornam-se visíveis, a membrana nuclear desintegra-se e forma-se o fuso acromático.


II - "... estando os cromossomos pareados, cromátides homólogas partem-se em níveis correspondentes e trocam entre si partes homólogas. Desse modo, há permuta de alelos entre cromossomos homólogos." (Crutis, p. 190).


III - "... o resultado é a produção de duas células novas, separadas, cada qual contendo (...) o mesmo material genético que a célula-mãe..." (Curtis, p. 145-6).


As descrições acima referem-se a eventos da mitose e da meiose. Desses eventos, são comuns à mitose e à meiose os referidos:


a) apenas em I.

b) apenas em I e II.

c) apenas em I e III.

d) apenas em II e III.

e) em I, II e III




2. (FUVEST) Admitamos como correta a hipótese de que a causa da divisão celular seja a duplicação do DNA (que é interfásica). Se pudessemos, nos organismos adultos, bloquear especificamente a síntese de DNA, em determinados locais, estaríamos tentando:



a) impedir que o organismo crescesse.

b) induzir o organismo a aumentar suas mitoses.

c) bloquear o desenvolvimento de um eventual tumor.

d) favorecer o desenvolvimento normal do organismo.

e) produzir células com menos quantidade de DNA.




Gabarito: 1-a, 2-c

Biologia