Topo

Atualidades

Partidos políticos norte-americanos - Democratas vs. Republicanos

Antonio Carlos Olivieri, Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

A disputa entre Barack Obama e John McCain pela presidência dos Estados Unidos da América põe mais uma vez em confronto os dois maiores partidos políticos norte-americanos: o Partido Democrata (ou Democrático) e o Republicano. Em geral, identificam-se os democratas com posições políticas mais liberais, ou mesmo "de esquerda", e os republicanos com posturas conservadoras, ou "de direita".

A generalização, com certeza, é válida, mas nem sempre, como revelaria uma análise mais pormenorizada ou pontual da atuação de cada partido. Por um lado, é preciso lembrar que as definições de liberal e conservador não correspondem exatamente aos conceitos de esquerda e direita. Além disso, o que se chama de esquerda e direita nos Estados Unidos não coincide com precisão ao que atende pelos mesmos nomes no Brasil.

Por outro lado, convém lembrar que há um grande número de matizes possíveis na política e que não existe uma unidade monolítica nem mesmo no interior de um único partido político. Há democratas conservadores, por exemplo: alguns já declararam não apoiar Obama, como os congressistas Dan Boren, do Estado de Oklahoma, e Tim Mahoney, da Florida.

Também não se pode deixar de considerar que as circunstâncias em que as coisas acontecem muitas vezes levam os dois partidos a se alternarem no papel que desempenham em relação a avanços, mudanças e progresso. É o que se vê principalmente quando se faz uma retrospectiva da ação de republicanos e democratas ao longo da história dos Estados Unidos.



Democratas

Um breve panorama histórico da disputa política norte-americana também serve para mostrar a solidez das instituições partidárias naquele país. O Partido Democrata, por exemplo, que é o mais antigo dos partidos do país, foi fundado há mais de 200 anos, em 1792, por Thomas Jefferson, um dos chamados "pais fundadores" da nação americana. Jefferson foi também o primeiro membro do partido a chegar à presidência dos EUA, no ano de 1800.

Há pelo menos três outros presidentes norte-americanos do Partido Democrata cujos nomes tiveram maior repercussão no plano internacional: Woodrow Wilson, Franklin D. Roosevelt e John F. Kennedy. Wilson colocou os EUA na Primeira Guerra Mundial, contribuindo decisivamente para o fim do conflito. Também lutou pela criação da Liga das Nações e estabeleceu o Federal Reserve ou Fed, o banco central norte-americano.

Roosevelt governou o país por 12 anos, tendo começado seu governo em meio à catastrófica crise deflagrada pela quebra da bolsa de valores de Nova York, em 1929. Sua atuação foi marcada por uma grande intervenção do Estado na economia e pelo "New Deal", que retirou o país da depressão econômica. Kennedy, o segundo mais jovem presidente norte-americano e o primeiro católico a assumir a presidência do país, personificou - no âmbito do possível - os ideais de mudança característicos da década de 1960.



Grand Old Party

O Partido Republicano também é conhecido por seus membros e simpatizantes como GOP ou Grand Old Party (Grande Velho Partido, onde "grande" se refere mais a valor, do que a tamanho). Embora mais recente do que seu tradicional adversário, também tem mais de 150 anos de idade. Foi fundado em 1854 por militantes antiescravocratas e chegou ao poder quatro anos depois, com a eleição de Abraham Lincoln.

No século 19, o Partido empenhou-se em defesa dos negros e lutou no Congresso pela 13ª. emenda, que aboliu a escravidão; pela 14ª., que garantiu proteção igualitária a negros e brancos; e pela 15ª., que deu direito de voto aos afro-americanos. Com isso, o partido conquistou a simpatia dessa minoria étnica, embora não a tenha mantido ao longo do tempo: desde os anos 1960, os negros norte-americanos votam majoritariamente nos democratas.

Entre os presidentes republicanos de destaque, encontra-se certamente Theodore Roosevelt, um republicano que não pode ser taxado de conservador, no sentido mais estrito da palavra. Prêmio Nobel da Paz de 1906, Ted Roosevelt desenvolveu uma política progressista e, por sinal, foi um pioneiro da preservação ambiental, tendo criado 170 mil km2 de florestas nacionais e 53 reservas naturais.



Impeachment e Nova Ordem Mundial

Outros nomes republicanos que não podem deixar de ser citados são Dwight D. Eisenhower, Richard Nixon e Ronald Reagan. O general Eisenhower, ou simplesmente Ike, o popular comandante das tropas aliadas na invasão à Normandia, na Segunda Guerra Mundial, teve uma atuação que diminuiu as tensões entre os Estados Unidos e a União Soviética, durante a Guerra Fria. No plano interno, foi terminantemente contra a segregação dos negros, deixando claro que a nação não aceitava a existência de "cidadãos de segunda classe".

São bem diversos os motivos a que Richard Nixon deve a passagem de seu nome à história. Sua participação num episódio de espionagem ao escritório do Partido Democrata, no complexo hoteleiro Watergate, em Washington, resultou no processo político que culminou com sua renúncia ao cargo de presidente, para evitar o impeachment.

Independentemente de qualquer juízo de valor e do fato de ter resgatado seu país da crise econômica do governo Jimmy Carter, Reagan foi um dos principais responsáveis pela entrada do mundo numa nova era: a da chamada "Nova Ordem Mundial", que sucedeu ao período da Guerra Fria. Apostando na corrida armamentista, Reagan contribuiu decisivamente para levar a União Soviética ao colapso, num dos grandes triunfos do liberalismo sobre o comunismo.

Atualidades