Topo

Atualidades

China - Como país se tornou o grande peso da balança comercial do mundo

Reuters
Imagem: Reuters

Carolina Cunha

Da Novelo Comunicação

Se você pensa em trabalhar com comércio exterior, além de falar inglês, é muito provável que no futuro você procure um curso para aprender mandarim, o idioma oficial da China. Isso porque nos últimos anos, o país se tornou o grande peso da balança comercial do mundo.

Atualmente, a China é um importante comprador de matérias-primas do Brasil, as chamadas commodities, como produtos agrícolas, carnes, metais e minerais. Minério de ferro, soja e petróleo correspondem por quase 80% do que o Brasil vende para os chineses. Mas, na prática, a China faz mais o papel de “lojinha do mundo” do que “importadora”.

Basta olhar para a origem de vários produtos que você consome. Provavelmente a maioria traz o selo “Made in China”, sempre com preços muito acessíveis. Bolas de futebol, computadores, bonés, roupas, celulares e os mais diversos "gadgets". Até bandeiras brasileiras vendidas na última Copa do Mundo foram confeccionadas em fábricas chinesas.

Além de ser o mais populoso do mundo (1,35 bilhão de habitantes), o país asiático é hoje a segunda maior economia do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos. De 1980 a 2010, a China multiplicou em 17 vezes o PIB (Produto Interno Bruto). Na mesma época, os Estados Unidos apenas dobrou suas riquezas, o que também não é pouco.

A cada ano, a China ganha maior relevância no tabuleiro de xadrez global. O país achou um modelo inusitado ao misturar o regime político comunista com a economia de mercado. Hoje o país representa a maior ameaça à hegemonia global dos Estados Unidos no século 21. Enquanto isso não acontece, sua força já é sentida na economia: qualquer movimento pode causar uma desestabilização nos mercados.

Em agosto de 2015, bastou o país asiático anunciar que a sua economia estava em queda que a notícia arrastou para baixo os índices das principais bolsas de valores do mundo. A produção industrial da China desacelerou e o país começou a frear os investimentos.

Essa redução no crescimento foi reflexo da mudança na economia do país, de um modelo predominantemente exportador para uma economia voltada ao consumo interno. Com essa decisão, o Banco Central da China passou a limitar investimentos no exterior, priorizando crescimento “sustentável” do país.

A previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) é de que o crescimento chinês em 2015 será o mais baixo registrado nos últimos 25 anos. A projeção é de que essa variação de crescimento fique em 6,8% neste ano e em 6,3% em 2016 – no ano passado, a China fechou em 7,4%.

Na década passada, o mundo parecia ter se acostumado ao incremento vertiginoso do PIB do país mais populoso do planeta, sempre perto dos 10% ao ano, o que beneficiava todo o sistema econômico internacional, em particular os vendedores de commodities, como o Brasil. Com uma redução nas exportações chinesas, países como o Brasil são afetados.

Apesar dos indicadores negativos, a economia chinesa continua sólida e em crescimento. Ou seja, está longe de significar uma recessão. Para reagir, o governo chinês pretende estimular o mercado interno através do consumo com medidas de crédito, fiscais e tributárias. Assim, o país quer que a população tenha mais dinheiro no bolso para consumir.

A desaceleração de 2015 não é a primeira a chamar a atenção do mercado. Entre 2003 e 2007, a China teve impressionantes taxas de crescimento - entre 10% e 13% ao ano. O desempenho continuou até 2008, ano em que houve um desaquecimento da economia chinesa, agravado pela crise mundial. O governo chinês implantou um pacote econômico com investimentos em crédito e infraestrutura e retomou o crescimento.

Mas esse ano pode ser diferente. Especialistas acreditam que a queda em 2015 represente o fim de um ciclo virtuoso que durou quase uma geração. Para muita gente, o ritmo atual, com declínio ao longo do tempo, é mais condizente com uma visão de longo prazo, a economia chinesa continua e deverá continuar crescendo, mas num ritmo menor, mais natural.  

O milagre econômico chinês: a locomotiva da vertigem

A China tem uma civilização e uma cultura milenares. Na Antiguidade, sua civilização era mais avançada que os povos do Ocidente e inventou tecnologias como o papel, a pólvora e a bússola. No século 1 a.C criou a Rota da Seda, rede de comércio que conectava a Ásia, Europa e o Extremo Oriente e que enriqueceu cidades ao longo do caminho.

O século 19 foi marcado pelo Imperialismo de países europeus. Mas a China ainda era um país muito fechado e com comércio restrito pelo Imperador. Nessa época, a Grã-Bretanha começou a vender ópio ilegal para os chineses, droga narcótica que era cultivada na Índia. Apesar de proibido pelo governo chinês, a venda do ópio era feita pelos ingleses, que o contrabandeavam em grande volume.

Em 1839, o governo chinês iniciou uma campanha contra o uso do ópio, prendendo e executando muitos traficantes do narcótico. A ação gerou a Guerra do Ópio, que culminou na vitória inglesa. O país europeu impôs uma série de tratados que garantiam e ampliavam interesses políticos e econômicos na região. Vários portos comerciais chineses foram abertos. Além disso, a China entregou Hong Kong à Grã-Bretanha.

No início do século 20 houve uma revolta contra o domínio colonial, que aprofundava a pobreza do país. A população era 80% constituída por camponeses. Foi no campo que surgiram o Kuomintang (Partido Nacionalista Chinês), que proclamou a República entre 1911 e 1912, e fundou o partido comunista.

No início, o PC e o Kuomintang eram aliados contra as potências colonialistas. Mas com o golpe militar em 1927, promovido pelos nacionalistas, os comunistas foram para a clandestinidade e adeririam à luta armada.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial o país logo entrou em uma guerra civil entre o Kuomintang e o Partido Comunista. O conflito durou de 1946 a 1949, e os comunistas ganharam. Os nacionalistas se refugiaram na ilha de Taiwan, com o apoio dos Estados Unidos. Em 1949, foi criada a República Popular da China (RPC), sob a liderança de Mao Tsé-Tung.

Após a morte de Mao, em 1978, Deng Xiaoping assumiu a liderança e realizou reformas políticas e econômicas que tiveram como maior característica a abertura de mercado. Nesse período foi criada a política do filho único, que visava manter o controle populacional.

No início da década de 1980, o mundo assistia ao processo de globalização, que trouxe maior interdependência da economia global. Países asiáticos começaram a se destacar pelo crescimento econômico, como o Japão, a Coreia do Sul, a Malásia e Cingapura.

Após a queda dos regimes comunistas no Leste Europeu e do Muro de Berlim, a China resistiu como um dos poucos países comunistas do mundo, ao lado de Cuba e da Coreia do Norte. No entanto, se destacou pelas atividades capitalistas enquanto o “partidão” aumentava seu poder.

As reformas de Deng Xiaoping abriram caminho para um crescimento sem precedentes. A sociedade chinesa se tornou uma exportadora de produtos para o resto do mundo. O país começou a fazer investimentos em infraestrutura e a disponibilidade de mão de obra barata e o potencial de acesso a um mercado de consumo gigantesco abriram os olhos das empresas estrangeiras.

Por anos seguidos a taxa de crescimento da China foi a mais veloz do que a de qualquer outro país. Esse crescimento provocou mudanças profundas, como o aumento da população urbana em relação à rural.

No entanto, a produção chinesa também se destacou por uma série de problemas. Uma das principais é a exploração do trabalhador, com baixos salários, leis frouxas e muitas vezes com denúncias de uso de trabalho escravo.

O fim da política do filho único e reaproximação com Taiwan

Mudanças importantes estão acontecendo na China recentemente. Em 2014, o governo decidiu iniciar o fim da política de filho único temendo que o rápido envelhecimento da população desestabilizasse a economia. Agora, os casais podem ter um segundo filho.

Já em 2015 outro fato histórico aconteceu: a reaproximação da China com Taiwan, a ilha vizinha ao gigante asiático. O Partido Comunista da China não considera Taiwan como um país, para os chineses, a ilha é uma província renegada. No passado, Taiwan foi o local de refúgio da elite endinheirada, derrotada pelos comunistas de Mao Tsé-Tung em 1949. Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos protegeram militarmente Taiwan e a ilha se tornou um foco permanente de tensão política entre a China e os norte-americanos.

BIBLIOGRAFIA

A história da China Popular no século XX, de Shu Sheng (Editora FGV, 2012)

História da Guerra Fria, de J.L. Gaddis (Nova Fronteira, 2006)

História da Segunda Guerra Mundial, de Marc Ferro (Ática, 1995)

Era dos Extremos. O breve século XX: 1914-1991, de Eric Hobsbawm (Cia das Letras, 1995)

Atualidades