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UFBA (Universidade Federal da Bahia)
Vestibular de 2003
PROVAS
 

CONCURSO VESTIBULAR 2003 - 2ª FASE

GABARITO Português

ABORDAGENS ESPERADAS

Questão 01

A resposta do candidato deverá evidenciar que:
o "cartoon" põe em cena três personagens que se manifestam sobre a importância do dinheiro e da cultura na sociedade capitalista.
Filipe considera a realidade em sua aparência, não percebendo o que está subjacente no funcionamento socioeconômico do mundo. Expõe um ponto de vista ingênuo, inocente.
Mafalda revela uma percepção realista da sociedade em que vive, sociedade esta movida por interesses materialistas, capitalistas.
Manolito é a representação de um personagem conservador, autoritário, reacionário. Demonstra consciência das diferenças de interesse da sociedade de classes. Para ele, as idéias de Filipe são uma ameaça à ordem estabelecida, pois valorizar a cultura significa defender a aquisição de uma consciência crítica do mundo, o que pode possibilitar a transformação da sociedade.

Questão 02
Espera-se que o candidato perceba:

o substantivo "luz" tomado num de seus sentidos, o de energia elétrica, quando o autor se refere ao corte do fornecimento de energia à UFRJ, operado pela Light.
a superposição de um outro sentido ao denotativo, o de saber, conhecimento, que costuma ser sinônimo de outro substantivo Universidade , seguindo-se a tradição iluminista.
a relação entre a falta de luz e a falta de consciência e, conseqüentemente, a falta de conhecimento.
o papel da Universidade como o de disseminar o livre pensamento e as idéias democráticas.

Questão 03
A resposta do candidato deverá evidenciar que:

de fato, a linguagem, que geralmente é associada a sua função referencial de transmitir informações e de retratar a realidade, reveste-se de outras funções e manifesta-se como instrumento de poder.
a linguagem implica poder, quando percebida sob o prisma das relações sociais.
os indivíduos, mesmo falando a mesma língua, podem distinguir-se de acordo com as variedades lingüísticas de maior ou menor prestígio social que os caracterizem.
a fala da senhora, no texto em tela, identifica-a como pessoa do mundo rural, de pouca ou nenhuma escolaridade, e, no que concerne às relações de força vigentes na sociedade brasileira, ela representa um grupo de pessoas desprovido de prestígio social e político.
a senhora, se observada sem preconceito lingüístico, demonstra seu conhecimento, seu poder numa esfera que domina, a da prática agrícola. Sua fala lhe permite comunicar seu saber à entrevistadora com quem interage e, naquela situação, coloca-a na posição de superioridade.
a linguagem, tenha prestígio ou não, comunica.
uma variante lingüística que difere da norma padrão sofre o desprestígio e o preconceito, revelando, assim, o critério de ordem social para a escolha da língua considerada correta e ensinada nas escolas.
a linguagem reveladora de ausência de escolaridade constitui um fator de discriminação social.


Questão 04

Espera-se que o candidato:
caracterize o texto I como representativo da modalidade oral transcrita, ou seja, da fala, pois revela-se como atividade não planejada, fragmentária, incompleta e pouco elaborada.
ilustre com as constantes hesitações, as frases não concluídas, as repetições de palavras, as reticências, como exemplos do ponto de vista exposto.

Questão 05

O candidato deverá evidenciar que:
a cineasta Ana Carolina afirma que o poeta Gregório de Matos marca o início da reflexão crítica sobre a sociedade brasileira, contestando, sobretudo, os poderes estabelecidos.
isto fica claro, no poema, quando o sujeito poético condena a aplicação injusta da lei (V. 12 a 15 - Se dizem, que o Marinheiro / nos precede a toda lei, / porque é serviço d'El-Rei), quando denuncia a exploração da colônia pela metrópole portuguesa (V. 25 e 26 - mas se a frota não traz nada, / porque razão leva tudo?), ou, dentre outras situações presentes no poema, quando critica os políticos e a exploração que produz a fome do povo (Toda a cidade derrota / esta fome universal, / uns dão a culpa total / à Câmara, outros à frota.).

Questão 06

A resposta do candidato deverá evidenciar que:

os dois romances do século XIX, Primo Basílio e Dom Casmurro, apresentam uma realidade socioeconômica e, conseqüentemente, cultural, similar. A mulher, naquele contexto, não estava inserida no processo de produção. Sua insurgência no social dependia do matrimônio.
Luísa e Capitu são personagens reveladoras dessa condição feminina. Ambas vivem num contexto em que o papel social definido para a mulher é o de esposa e mãe, conquistado através de casamentos, em geral, de conveniência. Isso é apresentado em O Primo Basílio no casamento de Luísa e Jorge. Tal fato é um dos fatores responsáveis pelo adultério de Luísa. Já em Dom Casmurro, é sugerido pelo narrador que Capitu buscou no casamento a ascensão social, revelando-se assim interesseira e fingida na relação amorosa, o que a teria conduzido ao adultério.
na obra Mulher no espelho, a protagonista reflete a condição da mulher num contexto de mudanças (década de 70, século XX). A personagem mostra-se em conflito, pois, sendo fruto de uma educação conservadora, repressora da figura feminina, busca libertar-se de padrões antigos, em face das transformações de seu tempo (movimento feminista). O adultério é encarado pela personagem como uma atitude sua de transgressão e de libertação.

Questão 07

O candidato deverá perceber que:
os dois poemas tomam como motivação imagens do Brasil, embora cada um se coloque de modo distinto frente à realidade.
em "Riquezas Naturais", o autor apresenta as riquezas características do Brasil colônia. Em "Revelação do subúrbio", CDA detém-se no Brasil do século XX, atendo-se inicialmente a um espaço limitado, Minas, ampliando-o quando se refere a "tristeza do Brasil".
no texto de Oswald, evidenciam-se as matérias primas a serem exploradas pelo colonizador (note-se a referência aos metais, ao açúcar e ao pau-brasil). Já o texto de CDA enfoca a realidade suburbana sob uma ótica crítica (a pobreza que luta para não ser ignorada).
os poemas revelam o contraste de um país rico em recursos naturais (I) e pobre em sua realidade social (II).

Questão 08

O candidato deverá perceber que:
" nos dois textos, a idéia da escravidão aparece implícita ou explicitamente.
" no primeiro, dois afro-descendentes discutem a condição social do povo brasileiro, assumindo pontos de vista conflitantes: Leléu assume uma postura acomodada, conservadora, descrente da possibilidade de um futuro mais justo, enquanto o outro (Dafé) defende uma postura transformadora e considera o negro, o mestiço e o pobre como elementos representativos do povo brasileiro.
" no segundo texto, ressalta-se o impacto do escravismo na constituição do povo do Brasil, sublinhando-se traços da identidade nacional, da formação da índole do povo brasileiro (doçura, suavidade, submissão, ingenuidade). Além disso, apontam-se as contribuições que o negro deu ao Brasil, do ponto de vista cultural.
" nos dois textos, há um contraste entre as visões sobre a participação do negro na sociedade brasileira: no primeiro, Leléu vê o afro-descendente como elemento sem valor, enquanto, no segundo, esse elemento é valorizado.

Obs: Em toda a prova poderão ser explorados outros aspectos, desde que pertinentes.

Em 19 de janeiro de 2003