UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade




UFBA (Universidade Federal da Bahia)
Vestibular de 2003
PROVAS
 

CONCURSO VESTIBULAR 2003 - 2ª FASE

GABARITO Língua Estrangeira Inglês

ABORDAGENS ESPERADAS

Questão 01

O candidato deverá mencionar as experiências vividas pelo escritor, relacionando-as com os principais temas por ele abordados nas suas obras. Deverão ser mencionados os seguintes fatos:
·    a vivência em países estrangeiros e a cultura desses povos (tourada, caça, política em geral);
·    passatempos de infância (pesca, acampamento);
·    experiência como voluntário na Primeira Guerra Mundial.

Obs: A resposta será considerada correta se o candidato se referir a pelo menos dois desses aspectos.

Questão 02

O candidato deverá relacionar a obra "The green hills of Africa" um livro sobre estórias de caçadas na África, e a obra "The old man and the sea" a saga de um velho pescador cubano com as experiências vivenciadas por Ernest Hemingway na África e em Cuba, onde seus passatempos eram, respectivamente, a caça e a pesca, atividades ligadas à natureza.

Questão 03

O candidato deverá explicar que o tempo verbal em questão é usado para indicar uma ação no passado, ocorrida antes de outra ação, também no passado. Deverá explicar também que o "Past Perfect" é formado pelo verbo auxiliar "have" no passado, seguido pelo particípio passado do verbo principal (had used).

Questão 04

O candidato deverá concluir que as palavras "briefly " e "severely " têm a mesma função gramatical: advérbio. Também deverá justificar a formação desses advérbios, que são compostos por um adjetivo seguido do sufixo - ly. No caso, brief + ly = briefly e severe + ly = severely.


Questão 05

O candidato deverá mencionar as formas "rewriting" (l. 1), "ending" (l. 8), "Getting" (l. 11), "Rereading" (l. 13), e "Knowing" (l. 13), indicando suas respectivas funções gramaticais": "substantivo" (l. 1), "substantivo" (l. 8,), "verbo" (l. 11), "substantivo" (l. 13), e "verbo" (l. 13).

Questão 06

O candidato deverá concluir que a palavra "juice" é usada metaforicamente como "essência, sumo, inspiração", explicando que, no momento da releitura, o escritor (Ernest Hemingway) se empenha na busca das palavras certas que expressam o seu sentimento naquele instante, mecanismo inerente a todo processo de criação.

Questão 07

"He told the fish that he would stay with him until he was dead".
ou
"He told the fish that he would stay with it until he was dead".

O candidato deverá justificar as quatro alterações necessárias para mudar a frase do discurso direto para o discurso indireto, ou seja, a troca
·    do pronome " I " por he;
·    da forma verbal "will" por would;

·    do pronome "you" por him ou it.
·    da forma verbal "am" por was.

Obs: A resposta será aceita tanto com o pronome him como com it.

Questão 08

O candidato deverá relacionar o processo de redação descrito por Ernest Hemingway (Texto II) com a luta travada entre o pescador e o peixe na obra "The old man and the sea" (Texto III), enfatizando que, em ambas situações,
·    o homem está diante de uma árdua tarefa a ser cumprida;
·    a tarefa a ser cumprida se assemelha a um ritual que só pode ser realizado pelo próprio autor (no caso da redação das suas obras) e pelo próprio pescador (no caso da pescaria descrita no livro "The old man and the sea");
·    a perseverança, a determinação, a coragem e a confiança são características essenciais na missão de se cumprir o próprio destino.

Obs: Outras abordagens poderão ser aceitas desde que sejam pertinentes.


Em 20 de janeiro de 2003