UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade




UFBA (Universidade Federal da Bahia)
Vestibular de 2003
PROVAS
 

CONCURSO VESTIBULAR 2003 - 2ª FASE

GABARITO Geografia

ABORDAGENS ESPERADAS

Questão 01

Clima tropical semi-úmido

Área de ocorrência: planalto central brasileiro (Região Centro-Oeste), oeste da Bahia, sul do Maranhão, sul do Piauí e trechos de outras unidades da Federação.
Características: tropical típico, marcado pela alternância de duas estações: seca (outono/inverno) e chuvosa (primavera/verão); médias térmicas entre 20ºC e 24ºC, pluviosidade média anual em torno de 1500mm e vegetação predominante de cerrados.

Clima subtropical

Área de ocorrência: porção do território brasileiro situada ao sul do Trópico de Capricórnio (Região Sul). Características: chuvas bem distribuídas durante o ano, sem ocorrência de estação seca; índice médio anual de precipitação superior a 1500mm, temperatura do mês mais frio inferior a 18ºC e vegetação predominante de florestas aciculifoliadas e campos.


Questão 02

Domínio morfoclimático dos "Mares de Morros"

Localização: porção oriental do país (estendendo-se do Nordeste ao Sul), correspondendo à área ocupada originalmente pela Mata Atlântica.
Características: formas de relevo arredondadas do tipo "meias-laranjas", intensa decomposição das rochas, e cobertura vegetal de florestas com elevado grau de intervenção antrópica e pontões rochosos (pães de açúcar), sobretudo no Rio de Janeiro.
Complexidade de uso: Processos de erosão intensos, resultantes da ocupação intensiva do solo e conseqüente degradação ambiental (desmatamento, cortes inadequados nas estradas, atividades agro-pecuárias predatórias, concentrações urbano-industriais, etc), provocando, principalmente, sob ocorrência de chuvas intensas e concentradas, deslizamentos ou desmoronamentos em rodovias e "áreas de risco" ocupadas por habitações de construção precária nas áreas urbanas e inundações em áreas urbanas e rurais etc.


Questão 03

Corrente do Golfo ou Gulf Stream: corrente marítima quente que ameniza os rigores climáticos do inverno ao noroeste da Europa, favorecendo as atividades humanas regionais, a exemplo da atividade pesqueira na Noruega.
Corrente de Humboldt: corrente marítima fria que percorre o litoral ocidental da América do Sul, tornando o clima seco e propiciando a ocorrência de desertos, a exemplo do deserto de Atacama, no Chile.


Questão 04

A destruição das florestas tropicais e suas conseqüências:
a)    No clima: redução da umidade, elevação gradativa das amplitudes térmicas, redução da evapotranspiração, entre outras alterações, tornando-o mais seco, com implicações ecológicas às vezes de caráter irreversível, como modificações nos regimes dos rios, assoreamento, erosão e empobrecimento dos solos, etc.
b)    Na biodiversidade: extinção de espécies animais e vegetais, com reflexos negativos e/ou prejudiciais nos campos da economia e da biotecnologia.


Questão 05

Movimentos migratórios

Causas da ruptura do imigrante com o seu lugar de origem: desemprego, deficiência e/ou inexistência de serviços e infra-estrutura básica (educação, saúde, saneamento, etc), problemas de ordem natural como o clima por exemplo, razões de ruptura familiar, problemas políticos, conflitos de diversas naturezas, dentre outros.
Conseqüências para o imigrante: enfrentamento de novas e muitas vezes difíceis relações humanas, sentimento de perda pela inexistência da afetividade do seu "lugar", discriminação e/ou segregação étnico-cultural e socioeconômica, etc. Entretanto, não são raros os casos de adaptação e ascensão socioeconômica, a exemplo dos imigrantes europeus no sul do Brasil.


Questão 06

A Geografia Crítica, em sua linha de abordagem político-ideológica analisa o espaço urbano em toda a sua complexidade espacial, envolvendo sua dinâmica e sua estrutura organizacional (aspectos políticos, econômicos, culturais, socioambientais) destacando suas diferenças e interrelações, a exemplo das formas de segregação sócio-espacial (tipos de edificações, qualidade de vida, etc) que expressam a diversidade de classes sociais.

Questão 07

A introdução do capitalismo no campo trouxe uma série de transformações na agropecuária brasileira, entre as quais pode-se citar:
1.    Modificação das relações de trabalho;
2.    Introdução de novas tecnologias (implementos, fertilizantes etc);
3.    Liberação de mão-de-obra;
4.    Criação e desenvolvimento de centros específicos de pesquisa;
5.    Aumento nas taxas de produtividade agrícola;
6.    Melhoria na qualidade dos produtos, tanto na agricultura como na pecuária
7.    Substituição de culturas alimentares por culturas comerciais de exportação.

Questão 08

Evolução técnico-industrial e qualidade de vida:
1.    Melhoria, de modo geral, em função da maior acessibilidade aos bens, equipamentos e produtos manufaturados.
2.    Desigualdade em função das diferenças socioeconômicas entre regiões e países.
3.    Desemprego estrutural (pelo uso cada vez maior da máquina), gerando conseqüências sobre a qualidade de vida.

Reflexos ambientais

Exploração desenfreada dos recursos naturais, em prol de vantagens imediatistas, provocando degradação do meio ambiente, às vezes de caráter irreversível (poluição do ar, dos recursos hídricos e outros impactos ambientais)

Obs: Outras abordagens poderão ser aceitas desde que sejam pertinentes.


Em 20 de janeiro de 2003