UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



Dicas de Português | Pegadinha Gramatical
Por Dílson Catarino
"Se o presidente intervisse na questão, os deputados ..."

Se o presidente intervisse na questão, os deputados acatavam a decisão

Há dois erros de conjugação verbal nessa frase:

  • o primeiro erro é o verbo intervir, pois, quando a oração se iniciar por se ou caso, o verbo estará no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo, e o verbo vir e seus derivados, nesse tempo, conjugam-se -viesse (se eu proviesse, caso nós interviéssemos), e não -visse;

  • e o segundo erro é o verbo acatar, pois, na formação de período composto com Pretérito Imperfeito do Subjuntivo, deveremos usar o Futuro do Pretérito (acatariam).

    Então a frase apresentada deverá ser elaborada desta maneira:

    Se o presidente interviesse na questão, os deputados acatariam a decisão.

    Também o Futuro do Subjuntivo - iniciado por se ou quando - do verbo vir e seus derivados é estruturado ...vier... (se eu provier, caso nós interviermos), e não ...vir.

    A maneira de se descobrir se um verbo é derivado de outro é conjugando-o, portanto um verbo será derivado de vir, quando for conjugado como ele.

    Por exemplo:
    A primeira pessoa do singular (eu) do Presente do Indicativo (todos os dias...) do verbo vir é venho (todos os dias eu venho), portanto serão derivados de vir todos os verbos que apresentarem essa terminação.

    Por exemplo Presente do
    indicativo
    Futuro do subjuntivo Pretérito imperfeito
    do subjuntivo
    intervir Todos os dias eu intervenho Se eu intervier Se eu interviesse
    provir Todos os dias eu provenho Se eu provier Se eu proviesse
    advir Todos os dias eu advenho Se eu advier Se eu adviesse

    Outros exemplos:
    Se os professores interviessem a nosso favor, conseguiríamos o intento.
    Se ele proviesse do Rio Grande do Sul, não teria esse sotaque de nortista.

  • Dílson Catarino leciona gramática na 3ª série do ensino médio e no cursinho pré-vestibular do Colégio Maxi, em Londrina (PR). Veja outras dicas de gramática no site do professor.

    E-mail: dilsoncatarino@uol.com.br
    Copyright Universo Online S.A. É proibida a reprodução do conteúdo deste site.

    THAÍS NICOLETI
    Consultora de língua portuguesa do Grupo Folha lista os erros mais comuns
    mais dicas