UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



Dicas de Português | Pegadinha Gramatical
Por Dílson Catarino
Às 17:30, iniciar-se-á a palestra da psicóloga Zilah Brandão

Atualizada em 2 de julho de 2009

Às 17:30, iniciar-se-á a palestra da psicóloga Zilah Brandão.

Na língua portuguesa, a representação de horas não é efetivada com a utilização de dois-pontos (17:30) nem com vírgula (17,30), e sim com a abreviação da palavra hora, que é h, sem ponto final (nunca "hs" nem "hrs").

A representação de minutos é realizada com a abreviação da palavra minuto, que é min, sem ponto final. Portanto abreviam-se as horas desta maneira: 12h, 12h30min, 14h22min.

A abreviação min é dispensável, pois está claro que aquilo que vem após as horas são os minutos. Poderemos, então, abreviar também assim: 12h30, 14h22.

A frase apresentada deve, então, ser reescrita das seguintes formas:

Às 17h30min, iniciar-se-á a palestra da psicóloga Zilah Brandão.
Às 17h30, iniciar-se-á a palestra da psicóloga Zilah Brandão.
Dílson Catarino leciona gramática na 3ª série do ensino médio e no cursinho pré-vestibular do Colégio Maxi, em Londrina (PR). Veja outras dicas de gramática no site do professor.

E-mail: dilsoncatarino@uol.com.br
Copyright Universo Online S.A. É proibida a reprodução do conteúdo deste site.

THAÍS NICOLETI
Consultora de língua portuguesa do Grupo Folha lista os erros mais comuns
mais dicas