UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



Dicas de Português | Pegadinha Gramatical
Por Dílson Catarino
"O jogo será iniciado às quinze para as nove"

O jogo será iniciado às quinze para as nove.

Assim que o locutor anunciou um importante jogo de futebol num canal da televisão. Tudo certo, não é mesmo? Não! O problema da frase apresentada é que o jogo começará às oito e quarenta e cinco; até aqui tudo bem, pois o termo "oito" representa "hora", palavra feminina, por isso com o acento indicativo de crase. O autor da frase, porém, inverteu os elementos e iniciou-a com a palavra "quinze", que representa "minutos", palavra masculina, portanto não se pode usar o acento indicativo de crase, e sim o artigo "os" junto da preposição "a".

O adequado gramaticalmente, então, seria dizer o seguinte:

O jogo será iniciado aos quinze para as nove.

Em relação ao acento indicativo de crase diante de números representativos de horas ocorre o seguinte: usa-se tal acento na junção da preposição "a" com o artigo feminino "a" ou "as", portanto o que deve ser analisado é a presença desses dois elementos na oração. A maneira mais fácil de comprovar isso é trocar a hora apresentada por "meio-dia". Como "meio-dia" é expressão masculina, se houver a preposição "a" e o artigo, ocorrerá a junção "ao". Somente quando isso ocorrer, haverá o acento indicativo de crase diante da hora feminina. Observe as frases:

Cheguei às nove horas: com o acento indicativo de crase, pois há a preposição "a" e o artigo "a". Trocando por meio-dia, teremos: "Cheguei ao meio-dia".

O jogo será iniciado aos quinze para as nove: sem o acento, pois não há a preposição "a", e sim a preposição "para": "O jogo será iniciado aos quinze para o meio-dia".

Estou aqui desde as nove horas: sem o acento, pois não há a preposição "a", e sim a prep. "desde": "Estou aqui desde o meio-dia".

Chegarei após as nove horas: sem o acento, pois não há a preposição "a", e sim a prep. "após": "Chegarei após o meio-dia".

Esperarei até as nove ou Esperarei até às nove: o acento indicativo de crase é facultativo, pois diante da preposição "até" pode-se, ou não, usar a preposição "a": "Esperarei até o meio-dia" ou "Esperarei até ao meio-dia".
Dílson Catarino leciona gramática na 3ª série do ensino médio e no cursinho pré-vestibular do Colégio Maxi, em Londrina (PR). Veja outras dicas de gramática no site do professor.

E-mail: dilsoncatarino@uol.com.br
Copyright Universo Online S.A. É proibida a reprodução do conteúdo deste site.

THAÍS NICOLETI
Consultora de língua portuguesa do Grupo Folha lista os erros mais comuns
mais dicas