UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



Dicas de Português | Pegadinha Gramatical
Por Dílson Catarino
"Você vai "de encontro a" ou "ao encontro de"?

Atualizada em 2 de julho de 2009

"Você vai "de encontro a" ou "ao encontro de"?

Um dia antes do jogo de futebol entre as seleções brasileira e boliviana, em Goiânia, todos os jornais noticiaram a proibição de a torcida assistir aos treinos da nossa seleção. A comissão técnica do selecionado alegou que agiram a pedido dos próprios jogadores, que se sentiam pressionados pelo fato de a turba não parar de gritar pela convocação de Romário. Alguns veículos de comunicação atribuíram ao Sr. Antônio Lopes, coordenador técnico da Seleção Brasileira da época, a seguinte frase:

"... o pedido dos atletas foi aceito porque veio de encontro ao que a comissão técnica queria."

Muito bem. Aqui entraremos com a gramática. A frase atribuída aos Sr. Antônio Lopes diz exatamente o contrário do que ele pretendia. Veja por quê:

  • A expressão de encontro a significa, segundo o Dicionário Houaiss, no sentido oposto a, prestes a chocar-se com;
  • A expressão ir de encontro a ou vir de encontro a significa estar em trajetória de colisão com; estar em desacordo com; opor-se a; discordar de.

    A intenção dele era dizer que a comissão técnica concordava com o pedido dos jogadores; o adequado seria, então, usar a expressão ir ao encontro de ou vir ao encontro de, cujo significado é dar solução ou satisfazer a; atender.

    A expressão ao encontro de, sem os verbos ir ou vir, significa em procura de, no esforço por. Veja, então, as seguintes frases com os respectivos significados:

    "O pedido dos atletas veio de encontro ao que a comissão técnica queria" = A comissão técnica é contra o pedido dos atletas, discorda do pedido deles."

    "O pedido dos atletas veio ao encontro do que a comissão técnica queria" = A comissão técnica é favorável ao pedido dos atletas; O pedido deles satisfaz à comissão técnica."
  • Dílson Catarino leciona gramática na 3ª série do ensino médio e no cursinho pré-vestibular do Colégio Maxi, em Londrina (PR). Veja outras dicas de gramática no site do professor.

    E-mail: dilsoncatarino@uol.com.br
    Copyright Universo Online S.A. É proibida a reprodução do conteúdo deste site.

    THAÍS NICOLETI
    Consultora de língua portuguesa do Grupo Folha lista os erros mais comuns
    mais dicas