UOL Vestibular Pegadinhas
 
Pegadinha Gramatical - Dílson Catarino

Pegadinha Gramatical Dílson Catarino

Sobre o Dílson »

Dílson Catarino é professor de gramática da língua portuguesa, literatura e redação, desde 1980. Graduado em letras e pedagogia, ele tem pós-graduação em psicopedagogia. É criador e mantenedor, desde 1999, do site Gramática On-line. Dilson também é autor e compositor. Já publicou três livros de poesia: "Tendão Rompido", "Boêmia Londrina" e "O Dono do Manto da Insônia".

"Estamos servindo almoço"

Atualizada em 02/02/2015, às 12h51

Por Dílson Catarino*:

Estamos servindo almoço

Li essa frase em uma faixa afixada à frente de um restaurante da cidade de Londrina (PR) que servia apenas jantar e passou a servir almoço também.

Aparentemente não há problema algum, não é mesmo? Aparentemente apenas, pois há uma inadequação gramatical muito freqüente na linguagem cotidiana do brasileiro, mesmo daquele que tem bom nível cultural.

É o uso do verbo estar acompanhado de gerúndio inadequadamente; é o vício do gerundismo. Isso não quer dizer que seja sempre errado usar o gerúndio, forma nominal do verbo que serve para indicar ação em curso. É adequado usar o gerúndio exatamente quando este indicar ação em curso.

A frase não teria inadequação alguma, portanto, se fosse afixada defronte ao restaurante na hora do almoço e retirada quando este terminasse, pois a ação de servir almoço estaria em curso, ou seja, estaria acontecendo naquele exato momento e continuaria por um tempo determinado.

A combinação do verbo estar, no presente do indicativo (estou, estás, está, estamos, estais, estão), com gerúndio, indica ação em curso ocorrendo no exato momento da fala. Li a frase, porém, por volta das 18h30. Não era hora do almoço, então. Por isso ela está inadequada gramaticalmente.

Veja, por exemplo, as seguintes frases:

Estou estudando Português.

Estou namorando Ester.

Essas frases só estariam adequadas gramaticalmente se estivessem ocorrendo no exato momento da fala, ou seja, se, no momento em que falei a primeira frase, estivesse realmente estudando Português e, no momento em que falei a segunda frase, estivesse namorando Ester.

Se, porém, quisesse indicar ação cotidiana, ou seja, se quisesse indicar que as ações ocorrem costumeiramente, deveria usar somente apenas o verbo estudar, na primeira frase, e apenas namorar, na segunda, ou a combinação ter com particípio em ambas as frases.

Por exemplo:

Estudo Português todos os dias.
Namoro Ester há vários anos
Tenho estudado português bastante ultimamente.
Tenho namorado Ester todos os dias. 

A frase apresentada, então, para se adequar aos padrões cultos da Língua Portuguesa, deveria ser assim estruturada:

Servimos almoço.

ou

Servimos almoço também.

*Professor de gramática da língua portuguesa, literatura e redação, desde 1980.

Dílson Catarino leciona gramática na 3ª série do ensino médio e no cursinho pré-vestibular do Colégio Maxi, em Londrina (PR). Veja outras dicas de gramática no site do professor. E-mail: dilsoncatarino@uol.com.br

Compartilhe:

    Siga UOL Vestibular

    Revisão de disciplinas

    Temas importantes

    Hospedagem: UOL Host