Topo

Unesp abre maratona de vestibulares das públicas de SP; UOL terá correção

IGOR DO VALE/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: IGOR DO VALE/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

15/11/2018 04h00

Enquanto muitos vão aproveitar o feriado de Proclamação da República para viajar, descansar, sair com os amigos, os 98.224 inscritos no Vestibular Unesp 2019 são esperados nesta quinta-feira (15) nos locais de prova espalhados em 31 cidades paulistas (além de Brasília, Campo Grande, Curitiba e Uberlândia-MG) para participar da primeira fase do concurso.

O vestibular da Unesp volta a abrir a maratona anual de exames de fim de ano das principais universidades paulistas. No domingo (18), será a vez da primeira fase da Unicamp. Já no domingo que vem (25), é vez da Fuvest, o exame da USP.

Nesta quinta-feira, os vestibulandos terão que responder 90 questões objetivas de conhecimentos gerais, sendo 30 de linguagens e códigos, 30 de ciências humanas e 30 de ciências da natureza e matemática. O exame terá duração de quatro horas e meia.

O UOL, em parceria com o Curso Objetivo, fará a correção comentada e divulgará o gabarito extraoficial da prova.

Os portões fecham pontualmente às 14h (horário de Brasília), e os candidatos devem chegar aos seus locais de prova com uma hora de antecedência. Os vestibulandos podem conferir onde farão a prova no site da Vunesp, fundação que realiza o vestibular.

O que é preciso levar:

  • Documento original com foto: são aceitos RG, Carteira de Habilitação, Certificado Militar, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiros, Identidade expedida pelas Forças Armadas ou carteira de órgão ou conselho de classe;
  • Lápis preto (proibido uso de lapiseira);
  • Apontador;
  • Borracha;
  • Caneta esferográfica com tinta preta (fabricada em material transparente);
  • Régua transparente.

O curso mais concorrido do vestibular da Unesp neste ano é o de Medicina (integral), oferecido na unidade de Botucatu, cuja relação candidato/vaga é 307,8.

O resultado da primeira fase será divulgado no dia 3 de dezembro. As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro, um domingo e uma segunda-feira. Os vestibulandos responderão questões de conhecimentos específicos divididas em dois dias:

  • 1º dia: 24 questões, sendo 12 de ciências humanas e 12 de Ciências da Natureza e Matemática;
  • 2º dia: 12 questões de Linguagens e Códigos e a redação.

A lista com os nomes dos classificados no Vestibular Unesp 2019 será divulgada no site da Vunesp no dia 1º de fevereiro de 2019.

A instituição oferece 7.365 vagas em 23 municípios paulistas. Desse total, 50% é destinado ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. Segundo a Fundação Vunesp, que realiza o vestibular da Unesp, no ano passado a porcentagem de ingressantes oriundos de escolas públicas foi de 55,8%.