Topo

Unicamp aborda liberdade de expressão e pós-verdade na prova de redação

14.jan.2018 - Candidatos da Unicamp prestaram a segunda fase da prova neste domingo - Luciano Claudino/Codigo19 /Agência O Globo
14.jan.2018 - Candidatos da Unicamp prestaram a segunda fase da prova neste domingo Imagem: Luciano Claudino/Codigo19 /Agência O Globo

Bruno Aragaki

Colaboração para o UOL, no Rio

14/01/2018 17h14

Uma semana após o vestibular para ingresso na USP (Universidade de São Paulo) abordar os limites da arte em sua prova de redação, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) trouxe tema similar na prova aplicada neste domingo (14).

O exame de segunda fase pediu que os candidatos escrevessem um artigo de opinião sobre “liberdade de expressão”, segundo relatos dos primeiros estudantes a deixarem os locais de prova hoje.

Veja também:

“Fiz a Fuvest [vestibular da USP] também e as redações tinham propostas bem parelhas”, disse Bruno Lasta 17, candidato a uma vaga de engenharia. “O tema não me surpreendeu muito, na medida em que era bem cotado e já tinha caído inclusive na Fuvest, com uma abordagem mais específica”, diz.

Lasta conta que a prova pedia que o candidato escrevesse, ainda, um segundo texto: um discurso sobre a pós-verdade. “Os textos-base se referiam a discursos de ódio e divergência de opinião”, relatou o candidato.

Além dos dois textos a serem escritos, os candidatos enfrentaram, nesta primeira prova da segunda fase, questões de português. A bateria de exames avançará na segunda-feira (15), com questões de geografia, história e matemática, e se encerra na terça-feira (16), com biologia, química e física.

Estão em jogo as 3.340 vagas de graduação na instituição considerada a melhor do país em dois rankings internacionais: a Quacquarelli Symonds, e a Times Higher Education --que classificou a Unicamp como a melhor universidade também da América Latina.

As provas são aplicadas em 20 cidades, incluindo pontos de aplicação fora do Estado de São Paulo (Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza). A primeira lista de convocados está prevista para 9 de fevereiro.