Barata, gráfico invertido e mais; professores analisam pegadinhas da Unesp
Considerada fácil por professores e candidatos, a primeira fase do vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) trouxe poucas “pegadinhas”, mas elas estiveram presentes na prova desta quarta-feira (15). Algumas chegaram a gerar divergência entre professores de cursinhos pré-vestibulares e até críticas, pelo nível das alternativas.
Biologia: desodorante nos animais
Uma questão de biologia provocou discórdia na correção. E a pergunta era minimamente curiosa: era preciso prever o que aconteceria se uma barata e uma lagartixa recebessem borrifadas generosas de desodorante.
“A lagartixa sobreviveria e a barata morreria por falta de oxigênio em suas células”, diz o texto da alternativa D, apontada pela Vunesp, organizadora do concurso, como a correta para a questão 67.
“Não acreditamos que seja a resposta adequada”, diz o coordenador do Etapa, Edmilson Motta, que afirma que seu curso contestará a banca examinadora. “Há diversos vídeos na Internet mostrando que a barata pode receber borrifadas de desodorante e não morrer. Para nós, o correto é a alternativa ‘E’, que aponta que a barata e a lagartixa sobreviveriam”, conclui.
Já o professor de biologia Constantino Carnelos, do curso Objetivo, responsável pela correção comentada disponível no UOL, concorda com o gabarito apontado pela Vunesp.
“A barata, como é característico dos insetos, respira por poros em sua estrutura, que funcionam como o seu nariz. O que o examinador queria saber é o se o aluno tem esse conhecimento de zoologia”, diz.
Inglês: provérbio em outra língua
Em um universo de questões de baixo grau de dificuldade, os professores ouvidos pelo UOL destacaram maior nível de exigência das provas de inglês e de física.
“Curiosamente, a prova de inglês foi a mais difícil de todas”, avalia Daniel Perry, coordenador do curso Anglo. “Exigiu um vocabulário de intermediário para avançado”, concordou a professora de inglês do curso Objetivo, Elaine Callegari.
Ela apontou como exemplo a questão 30, em que o candidato deveria apontar qual provérbio em português corresponderia à expressão “It may be best not to fix what’s not broken”. A resposta era a alternativa E.
Física: um gráfico 'invertido'
Em física, chamou atenção a questão 79, que trazia um gráfico com temperaturas que, em vez de aumentar da direita para a esquerda, diminuíam.
A pergunta tratava sobre calor recebido e perdido dentro de um experimento. E a “inversão” na imagem pode ter complicado alguns estudantes. A resposta correta era a D.
“É o tipo de pegadinha que, para mim, não acrescenta em nada na avaliação”, critica o professor do Etapa, Edmilson Motta.
História: alternativas absurdas
Em história, o coordenador da disciplina no curso Maximize, Alexandre Takata, destacou a questão 32, que pedia que o candidato apontasse um dos princípios do islamismo.
“O aluno precisou atuar por eliminação, já que as alternativas incorretas eram absurdas”, disse, Takata ao apontar que o correto, aí, era “a recomendação de que os muçulmanos não escravizassem ou atacassem outros muçulmanos”, enunciado correspondente à alternativa A.
A correção do Objetivo também ponderou que o caminho para encontrar a resposta era eliminar as outras alternativas que “contrariam frontalmente fatos relativos ao Islão”. O cursinho observa, porém, que apesar de ser a resposta correta para o teste, o enunciado A é questionável. “É preciso esclarecer que por se tratar de mera recomendação, a condenação da escravização de muçulmanos foi frequentemente desrespeitada no mundo islâmico”.
Segunda fase
A lista de aprovados da primeira fase do vestibular da Unesp será divulgada no dia 1º de dezembro. A segunda fase ocorrerá nos dias 17 (ciências humanas, ciências da natureza e matemática) e 18 de dezembro (linguagens e códigos e redação).
O resultado final sairá em 2 de fevereiro de 2018.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.