Topo

Barata, gráfico invertido e mais; professores analisam pegadinhas da Unesp

Caderno de questões da 1ª fase da Unesp - Divulgação/Vunesp
Caderno de questões da 1ª fase da Unesp Imagem: Divulgação/Vunesp

Bruno Aragaki

Colaboração para o UOL, do Rio

16/11/2017 04h00

Considerada fácil por professores e candidatos, a primeira fase do vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) trouxe poucas “pegadinhas”, mas elas estiveram presentes na prova desta quarta-feira (15). Algumas chegaram a gerar divergência entre professores de cursinhos pré-vestibulares e até críticas, pelo nível das alternativas.

Biologia: desodorante nos animais

Uma questão de biologia provocou discórdia na correção. E a pergunta era minimamente curiosa: era preciso prever o que aconteceria se uma barata e uma lagartixa recebessem borrifadas generosas de desodorante.

Questão 67 da prova da Unesp - Divulgação/Vunesp - Divulgação/Vunesp
Imagem: Divulgação/Vunesp

“A lagartixa sobreviveria e a barata morreria por falta de oxigênio em suas células”, diz o texto da alternativa D, apontada pela Vunesp, organizadora do concurso, como a correta para a questão 67.

“Não acreditamos que seja a resposta adequada”, diz o coordenador do Etapa, Edmilson Motta, que afirma que seu curso contestará a banca examinadora. “Há diversos vídeos na Internet mostrando que a barata pode receber borrifadas de desodorante e não morrer. Para nós, o correto é a alternativa ‘E’, que aponta que a barata e a lagartixa sobreviveriam”, conclui.

Já o professor de biologia Constantino Carnelos, do curso Objetivo, responsável pela correção comentada disponível no UOL, concorda com o gabarito apontado pela Vunesp.

“A barata, como é característico dos insetos, respira por poros em sua estrutura, que funcionam como o seu nariz. O que o examinador queria saber é o se o aluno tem esse conhecimento de zoologia”, diz.

Inglês: provérbio em outra língua

Em um universo de questões de baixo grau de dificuldade, os professores ouvidos pelo UOL destacaram maior nível de exigência das provas de inglês e de física.

Questão 30 da prova da Unesp - Divulgação/Vunesp - Divulgação/Vunesp
Imagem: Divulgação/Vunesp
“Curiosamente, a prova de inglês foi a mais difícil de todas”, avalia Daniel Perry, coordenador do curso Anglo. “Exigiu um vocabulário de intermediário para avançado”, concordou a professora de inglês do curso Objetivo, Elaine Callegari.

Ela apontou como exemplo a questão 30, em que o candidato deveria apontar qual provérbio em português corresponderia à expressão “It may be best not to fix what’s not broken”. A resposta era a alternativa E.

Física: um gráfico 'invertido'

Em física, chamou atenção a questão 79, que trazia um gráfico com temperaturas que, em vez de aumentar da direita para a esquerda, diminuíam.

Questão 79 da prova da Unesp - Divulgação/Vunesp - Divulgação/Vunesp
Imagem: Divulgação/Vunesp

A pergunta tratava sobre calor recebido e perdido dentro de um experimento. E a “inversão” na imagem pode ter complicado alguns estudantes. A resposta correta era a D.

 “É o tipo de pegadinha que, para mim, não acrescenta em nada na avaliação”, critica o professor do Etapa, Edmilson Motta.

História: alternativas absurdas

Em história, o coordenador da disciplina no curso Maximize, Alexandre Takata, destacou a questão 32, que pedia que o candidato apontasse um dos princípios do islamismo.

Questão 32 da prova da Unesp - Divulgação/Vunesp - Divulgação/Vunesp
Imagem: Divulgação/Vunesp
“O aluno precisou atuar por eliminação, já que as alternativas incorretas eram absurdas”, disse, Takata ao apontar que o correto, aí, era “a recomendação de que os muçulmanos não escravizassem ou atacassem outros muçulmanos”, enunciado correspondente à alternativa A.

A correção do Objetivo também ponderou que o caminho para encontrar a resposta era eliminar as outras alternativas que “contrariam frontalmente fatos relativos ao Islão”. O cursinho observa, porém, que apesar de ser a resposta correta para o teste, o enunciado A é questionável. “É preciso esclarecer que por se tratar de mera recomendação, a condenação da escravização de muçulmanos foi frequentemente desrespeitada no mundo islâmico”.

Segunda fase

A lista de aprovados da primeira fase do vestibular da Unesp será divulgada no dia 1º de dezembro. A segunda fase ocorrerá nos dias 17 (ciências humanas, ciências da natureza e matemática) e 18 de dezembro (linguagens e códigos e redação).

O resultado final sairá em 2 de fevereiro de 2018.