Topo

'Cheguei a dormir só 40 minutos', diz aprovada em engenharia na USP

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

02/02/2016 11h51Atualizada em 02/02/2016 13h34

A rotina de um vestibulando que pretende passar num curso tão concorrido como engenharia civil na Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) não é tarefa fácil. Ainda mais para quem ainda não saiu do ensino médio. “Teve um dia que só dormi 40 minutos”, lembra Rafaela Furtado, 17, aprovada na Fuvest.

A lista de aprovados em primeira chamada da Fuvest 2016 foi divulgada na manhã desta terça (2). Veja a lista em formato .pdf aqui.

“Eu estudava cerca de 12 horas por dia para as disciplinas normais do colégio e para o vestibular”, conta a menina que deixou para trás 11 concorrentes. “Tomava um copo de café e ia até à noite. Cheguei a dormir só 40 minutos para não cair de sono no meio da prova.”

Além da privação do sono, Rafaela abriu mão de muita coisa, como sair com os amigos. Mas a recompensa chegou. “Deixei de ver meus amigos, mas muitos deles estudavam comigo. Então ficamos muito próximos no colégio. Todo mundo se dedicou bastante e todo mundo se ajudava”, diz.

“Deixei de viajar também para Belo Horizonte, onde parte da minha família mora, para ficar estudando”, lembra. “Minha mãe deve estar muito contente. Só consegui mandar uma mensagem, mas acredito que ela contou para todo mundo já."

Rotina de estudos

Uma das estratégias utilizadas por Rafaela para melhorar o seu desempenho foi se dedicar às disciplinas em que ela tinha maior dificuldade. “Focava em história e biologia. Quando ficava um pouco estressada, ia para as matérias que eu gostava, como matemática, física e química para dar uma relaxada.”

A aprovada em engenharia civil acredita ser de suma importância que os candidatos analisem provas de anos anteriores para conhecer melhor o estilo de prova da Fuvest. “Fiz várias provas de outros anos, especialmente do terceiro dia da segunda fase. Isso me ajudou bastante.”

A rotina de Rafaela, além das aulas do colégio de manhã e à tarde, contava com estudos aos finais de semana. “No sábado, fazia aula de física, química e matemática no cursinho também.”