Topo

Prova do 2º dia da Unicamp usou temas recorrentes e cobrou atualidades

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

18/01/2016 19h46

A segunda fase do vestibular 2016 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) foi aplicada hoje (18) e professores de cursinhos pré-vestibulares ouvidos pelo UOL destacaram a escolha de temas recorrentes nas questões do exame. Os candidatos fizeram hoje os exames de geografia, história e matemática.

“A prova foi bem feita, com temas tradicionais e recorrentes nas provas da Unicamp”, afirmou a professora Vera Lúcia, coordenadora do Curso e Colégio Objetivo.

Segundo Célio Tasinafo, coordenador do cursinho Oficina do Estudante, não teve nenhuma surpresa no exame. "O aluno que passou pelas provas anteriores se sentiu muito recompensado, pois se deparou com maioria absoluta dos temas que já foram cobrados. O quadro do Picasso [Guernica], por exemplo, já caiu umas duas outras vezes com perguntas bem parecidas”, acrescentou. 

Apesar de usar temas que já caíram, a prova manteve o padrão exigência da Unicamp, segundo os professores. Eles consideraram as questões com nível de dificuldade entre médio e difícil. Outro ponto que chamou a atenção foi a cobrança de atualidades na prova de hoje, fato que não havia sido notado em edições anteriores.

“Perguntas sobre a península arábica e o mundo islâmico foram nitidamente inspiradas nos problemas geopolíticos atuais. Em geografia tem uma pergunta sobre os cursos e o estado islâmico. Esses assuntos dominaram as manchetes aí pelo mundo”, resumiu Célio Tasinafo.

“Essa segunda fase com certeza separa quem sabe do que não sabe. As provas tiveram um nível adequado de dificuldade e o candidato bem preparado conseguiu resolver”, comentou Marcio Castelan, coordenador de vestibulares do Anglo.

Último dia de provas

Os candidatos farão nesta terça-feira (19) as provas de química, física e biologia. O exame começará às 13h.

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) orienta que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência. Cada dia de prova terá duração de quatro horas.

Para realizar a prova, os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha.

Os candidatos aos cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança realizam as provas de habilidades específicas entre os dias 25 e 28 de janeiro.

A primeira chamada de aprovados será divulgada no dia 12 de fevereiro. Neste processo, são oferecidas 3.320 vagas em 70 cursos da graduação da Unicamp.