Topo

Fuvest: Candidatas chegam cedo ao local de prova e aproveitam para estudar

Hugo Araújo

Do UOL, em São Paulo

29/11/2015 12h41Atualizada em 29/11/2015 18h58

Antes do vestibular, cada segundo é precioso para os candidatos a uma vaga na universidade. "Estou revisando as leituras obrigatórias", diz Stephanie Christine, 19, a primeira candidata a chegar na Escola Politécnica, onde serão aplicadas as provas do vestibular da Fuvest 2016 (Fundação Universitária para o Vestibular) neste domingo (29).

UOL terá correção comentada da prova por professores do Curso e Colégio Objetivo a partir das 19h30.

Errata: Correção terá início às 19h30.

Stephanie conta que chegou às 9h40, porque mora em Guarulhos. Ela acordou 6h30 para não correr o risco de chegar atrasada. "O percurso foi tranquilo. Como cheguei cedo, aproveitei para conhecer um pouco do campus e dar uma volta", explica.

No entanto, o período de descontração foi rápido: ela já está com uma apostila revisando a parte de literatura. "Estou tentando manter a calma. Ano passado eu tive uma experiência ruim por ter ficado nervosa", conta.

A estudante explica que frequentou um cursinho popular para se preparar para a prova. "A minha preparação foi com simulados, para treinar o tempo", afirma.

Luísa Borges, 18, também aproveitou o horário para revisar o conteúdo. Como Stephanie, ela chegou cedo a seu local de prova: por volta das 10h. Estudante de escola pública, Luísa tenta uma vaga no curso de letras. "É a minha primeira vez prestando Fuvest. Antes só tinha feito o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. Estou atenta porque sei que aqui pesa mais o conteúdo", afirma.

Apesar de estar estudando nas horas que antecedem a prova, Luísa acredita que a chave é estar bem relaxada. "Ontem eu descansei, a Fuvest é acima de tudo uma prova de resistência, você deve estar calma e saber organizar seu tempo", conclui.

1ª fase

A primeira fase terá 90 questões de múltipla escolha sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês, além de questões interdisciplinares. Os candidatos terão cinco horas para realizar o exame. 

A lista com os candidatos aprovados para a segunda fase e os locais de prova desta etapa serão publicados no dia 21 de dezembro. A segunda fase acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de janeiro de 2016 e será composta por três provas de caráter analítico-expositivo.