Topo

Fuvest 2016: Candidatos dizem que 1ª fase foi difícil e 'conteudista'

Hugo Araújo

Do UOL, em São Paulo

29/11/2015 17h47

Os primeiros candidatos a deixar a prova da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) na Escola Politécnica, no Butantã, consideraram a prova "difícil". A primeira fase do vestibular, que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Santa Casa, possui 90 questões abordando os conteúdos do ensino médio.

O UOL terá correção comentada da primeira fase da Fuvest 2016 a partir das 19h30 deste domingo. As questões serão resolvidas por professores do Curso e Colégio Objetivo.

Errata: Correção terá início às 19h30.

Rodrigo Leal, 18, candidato ao curso de ciências sociais conta que a parte de humanas estava razoável. "Exatas, para mim, foi a parte mais complexa. Muitas fórmulas e conceitos específicos", explica. Para ele, o estilo da prova foi totalmente diferente do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). "A Fuvest é bem mais conteudista", afirma.

Também para a estudante Leticia Divino, 17, a parte de exatas também foi a mais difícil. "Tive dificuldade em química e física especialmente". Segundo ela, a prova apresentava uma questão de atualidade envolvendo Estados Unidos e Cuba. "Falava sobre o fim da ruptura [das relações diplomáticas]", conta.

Já Rafael Bittar, 18, acredita que a prova deste ano estava "bem mais fácil do que a do ano passado". "Achei bem normal, diferente do ano passado", explica. Ele conta que, além da questão sobre a diplomacia de Cuba e Estados Unidos, a prova apresentava uma questão de atualidade envolvendo energia eólica no Brasil.

Vitor Serpico, 19, que quer uma vaga no curso de gestão ambiental afirma que a prova de português cobrou mais literatura. "O enfoque foi totalmente nos livros, não caiu quase nada de gramática", conta.